15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

CAPACITAÇÃO DOS AGENTES DE SAÚDE PARA TRATAMENTO DE ÚLCERA VENOSA COM BOTA DE UNNA: RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

Fundamentação/Introdução: A úlcera venosa é decorrente da insuficiência venosa causada por varizes primárias, anomalias valvulares venosas ou outras causas que interferem no retorno do sangue venoso. Os sintomas clínicos são caracterizados por edema, formigamento, fadiga, dores e alterações cutâneas. A abordagem terapêutica deve-se fundamentar na maioria dos casos na terapia compressiva, no tratamento tópico da úlcera, casos mais graves, acrescenta-se medicamentos sistêmicos e o cirúrgico. O tratamento da úlcera deverá ser voltado para a tentativa de reverter à hipertensão venosa no nível das veias superficiais dos membros inferiores. Dessa forma, a terapia compressiva é indicada, pois agirá na macrocirculação, aumentando o retorno venoso e a pressão tissular, favorecendo a reabsorção do edema.

Objetivos

Objetivo: Relatar a importância da capacitação dos agentes de saúde no tratamento da úlcera venosa.

Caso

Caso: Foi realizado o Projeto de extensão – Úlcera de estase venosa, no qual tem a finalidade de atender pacientes com úlcera venosa e capacitar a equipe da unidade básica de saúde, para dar continuidade ao tratamento com Bota de Unna. A capacitação tem o objetivo de baratear o custo do tratamento, apresentando uma eficácia maior em relação aos métodos usados anteriormente na unidade básica. A Bota de Unna constitui uma forma de terapia compressiva inelástica, atuando de forma a aumentar a compressão e favorecer a drenagem e o suporte venoso, beneficiando, assim, a cicatrização da úlcera. O tratamento se inicia com a lavagem com água potável e sabão liquido, secagem do membro afetado, aplicação da pomada manipulada de corticoide para evitar prurido na região não ulcerada. Na região ulcerada aplica-se a gaze com a pasta de Unna que é composta por, óxido de zinco, água, glicerina e gelatina. Coloca-se a atadura algodão ortopédica para evitar o atrito da atadura de crepe que vem logo em seguida, aplicada com tração até três centímetros abaixo do joelho para aumentar a compressão e melhorar o retorno em todo o membro afetado. A bota deve ser trocada semanalmente até a cicatrização da úlcera.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/Considerações Finais: O cuidado da úlcera venosa pode constituir-se em um desafio tanto para as pessoas que com ela convivem quanto para os profissionais, devido ao seu caráter crônico e recorrente, por isso a necessidade de uma boa capacitação não só de médicos e enfermeiros, como também dos agentes comunitários de saúde, ajudando na continuidade desse processo.

Palavras-chave

Bandagens Compressivas; Insuficiência Venosa; Úlcera Varicosa.

Área

Clínica Médica

Autores

Yolanda de Melo Omena Lira, David Sammuel Dantas Torres, Maria Hercília Vieira Melo Ramalho, Cícero Edjanio Ferreira Lima, Elisângela de Lavor Farias