15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS ÓBITOS POR CÂNCER DE ESTÔMAGO NO PARANÁ: UMA ANÁLISE RETROSPECTIVA DE 2008 A 2017.

Fundamentação/Introdução

O câncer de estômago é o quarto câncer mais prevalente na população mundial, no Brasil é o terceiro entre a população masculina e o quinto entre a população feminina. É um tumor que se desenvolve de forma lenta, porém, alterações pré-cancerígenas raramente resultam em sintomas, passando despercebidas. Mundialmente, o câncer de estômago é predominante em homens, e a prevalência aumenta a partir dos 50 anos, sendo que a população mais acometida encontra-se entre 60 e 80 anos. Dessa forma, o conhecimento epidemiológico da doença é de grande importância para definir populações de risco e interferir em fatores modificáveis, de modo a evitar o óbito por meio de ações de prevenção e diagnóstico precoce.

Objetivos

Analisar os dados epidemiológicos referentes a óbitos por neoplasias de estômago em residentes do estado do Paraná de acordo com sexo, faixa etária e raça/cor nos anos de 2008 a 2017.

Delineamento e Métodos

Estudo observacional, descritivo e retrospectivo elaborado a partir da análise de dados de óbitos por câncer de estômago obtidos de sistemas governamentais. Foram analisados os dados referentes a sexo, raça/cor e faixa etária.

Resultados

Foram analisados 9.529 pacientes cuja causa primária do óbito foi câncer de estômago. Destes, 6.448 pacientes (67,7%) eram do sexo masculino, enquanto 3.081 (32,3%) eram do sexo feminino. Já em relação à raça/cor, indivíduos da raça branca foram os mais acometidos, correspondendo a 79,5% dos pacientes analisados, o que totaliza 7.573 pessoas, em segundo ficaram os indivíduos considerados pardos, representando 12,2%, 1.160 pacientes. Com menor prevalência encontram-se os de cor preta (4,1%), e amarela (1,4%). Em relação à faixa etária, os pacientes com 70 a 79 anos foram os mais acometidos, totalizando 2.647 pessoas (27,8%), seguidos daqueles com 60 a 69 anos, os quais somam 2.489 pacientes (26,1%).

Conclusões/Considerações finais

Por meio da análise dos dados nota-se que a maior parte dos resultados encontrados coincide com a literatura nacional. A população mais acometida pelo câncer de estômago é a masculina, com idade entre 70 a 79 anos. No entanto, a raça branca foi a mais atingida no Paraná, o que discorda dos dados nacionais, onde o predomínio é da raça negra. Assim sendo, o conhecimento das características epidemiológicas referentes aos óbitos por câncer de estômago mostra-se importante para a melhor compreensão da patologia, a fim de orientar medidas preventivas e diagnósticas, de modo a reduzir o número de mortes decorrentes da doença.

Palavras-chave

Câncer de estômago; epidemiologia

Área

Clínica Médica

Instituições

Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz - Paraná - Brasil

Autores

Ana Carolina de Quadros, Alexia Degasperin Voigt, Ana Julia Silva Rodrigues, Luana Turmina, Marithza Mayumi Hata, Ygor Romario Corso dos Santos