15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE ANEURISMAS CEREBRAIS DO COMPLEXO DA CIRCULAÇÃO POSTERIOR DE UM CENTRO DE REFERÊNCIA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO: Os aneurismas intracranianos (AI) são dilatações focais ou lobulações na parede das artérias intracranianas, em consequência de um defeito na túnica média. A importância dos AI está no risco de ruptura seguido de hemorragia subaracnóidea, hematomas intraparenquimatosos. O diagnóstico precoce e a proposta terapêutica adequada propiciam a redução de sequelas e consequente redução da morbimortalidade.

Objetivos

OBJETIVO: Caracterizar o perfil epidemiológico dos aneurismas cerebrais do complexo da circulação posterior (CCP), no período de setembro de 2014 a dezembro de 2018, em um centro de referência da região metropolitana de Curitiba.

Delineamento e Métodos

MÉTODO: Estudo retrospectivo de 857 AI encontrados após realização de 3.898 arteriografias, sendo 197 do CCP. Os dados foram anotados em um formulário estruturado, submetidos à avaliação estatística e discutidos descritivamente.

Resultados

RESULTADOS: Foram encontrados 197 AI do CCP. A prevalência foi de 67,45% do sexo feminino e 32,55% do sexo masculino. Sendo que 128 são únicos e 69 múltiplos, demostrando 161 saculares, 19 lobulados e 17 fusiformes. O lado mais acometido foi o direito, com 40,6% em relação ao esquerdo, com 38,07% e à artéria (a.) basilar com 21,33%. Em relação ao tamanho, foi identificado 2 gigantes, 45 grandes, 146 pequenos e 4 babys. Em relação as artéroas do CCP, foram encontrados 16 na a. vertebral, 15 na a. cerebelar póstero inferior (ACPI), 42 na a. basilar, 7 na a. cerebelar superior, 12 na a. cerebral posterior e 105 na a. comunicante posterior.

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÃO: Verificou-se que o perfil epidemiológico dos AI do CCP demonstrou uma prevalência do sexo feminino em relação ao masculino, com predominância do lado direito. Analisando a morfologia, a maior parte dos AI eram saculares, com 81,72% e de tamanho pequeno, com 74,11%. A dominância foi na a. comunicante posterior, correspondente a 53,29%.

Palavras-chave

Aneurisma; neurocirurgia; epidemiologia

Área

Clínica Médica

Autores

Daniel Wallbach Peruffo, Cindy Caetano da Silva, Samir Ale Bark, Viviane Aline Buffon, Robertson Alfredo Bodanese Pacheco, Ricardo Riet