15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E TRATAMENTO DOS PACIENTES COM HIPERTENSÃO INTRACRANIANA IDIOPÁTICA

Introdução/Fundamentos

Hipertensão intracraniana idiopática (HII) é uma condição caracterizada por elevação da pressão intracraniana sem etiologia definida. A
incidência global em grupos de risco é 12-20 casos por 100.000 habitantes por ano, e 0,5 a 2 casos a cada 100.000 indivíduos na população geral. Usualmente os pacientes podem apresentar sintomas de Hipertensão intracraniana como cefaleia, perda visual, zumbido pulsátil, entre outros. É comum nesses casos a presença de estenose venosa.

Objetivos

Avaliar o perfil epidemiológico e desfecho imediato dos pacientes diagnosticados com HII.

Caso

Trata-se de um estudo retrospectivo transversal, no qual foi revisado o prontuário dos pacientes submetidos a tratamento endovascular de estenose de seio venoso cerebral em um serviço de Neurocirugia, de julho de 2015 a Dezembro de 2018.
Foram encontrados 7 casos. A média de idade dos pacientes era de 40,42 anos. Quanto ao sexo, 85% eram mulheres e apenas 1 paciente era homem (15%). No que tange a sintomatologia, tontura e cefaleia estavam presentes em 85% dos pacientes. Nenhum dos pacientes possuía histórico de tabagismo, hipercolesterolemia, diabetes, cardiopatia ou hipertensão arterial sistêmica. Quanto a estenose, o lado mais acometido era o direito (85%), ao analisar o grau da estenose 42% apresentaram estenose de 95% do seio transverso, 42% com estenose de 90%, e, 14,4% apresentavam estenose de 99%. O procedimento foi isento de complicações e todos os pacientes tiveram melhora de sua sintomatologia.

Conclusões/Considerações finais

Os resultados obtidos são concordantes com os encontrados na literatura. Os procedimentos se mostraram seguros e com bons resultados. E, isso reforça a ideia de que a estenose venosa é uma possível etiologia par HII.

Palavras-chave

pseudotumor cerebral, tratamento endovascular, hipertensão intracraniana, hipertensão intracraniana idiopática

Área

Clínica Médica

Autores

VITOR DIAS DE ALMEIDA, MATEUS CIOLA BECKER, MATEUS CAMPESTRINI HARGER, BRUNO RAFAEL SABEL, LEANDRO JOSE HAAS, CAIO GABRIEL JERONYMO LIMA BRASILEIRO