15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

O AUTOEXAME DO TESTÍCULO COMO MEDIDA PREVENTIVA CONTRA O CÂNCER: uma campanha por acadêmicos de medicina

Fundamentação/Introdução

Introdução: Em relação a outros tipos de câncer, o câncer dos testículos é relativamente raro, correspondendo a aproximadamente 1-1,5% de todos os cânceres em homens. Contudo, tem aumentado a incidência dos casos nos últimos anos, principalmente em países em desenvolvimento, devido à industrialização. Torna-se, portanto fundamental promover-se a prevenção.

Objetivos

Objetivos: Avaliar se a população masculina tem o conhecimento sobre o autoexame do testículo no município de Itaperuna; ressaltar o efeito da prevenção como medida contra o câncer e estimular a prática entre a população masculina.

Delineamento e Métodos

Método: Trata-se de um estudo qualiquantitativo, observacional e retrospectivo, no qual foram analisados 169 pacientes na feira livre do município de Itaperuna /RJ, no período de novembro de 2018, durante um evento realizado por estudantes de medicina, em prol da campanha do novembro azul. Os dados foram coletados através de questionário próprio para sondar, no grupo amostral analisado, qual percentual da população masculina tem conhecimento do autoexame do testículo.

Resultados

Resultados: Foram entrevistados 169 pacientes da urologia, com idades entre 20 e 79 anos, 150 (88%) desconhecem o autoexame, 19(22%) referem ter o conhecimento. Desses 19, 4(21%) realizam autoexame mensalmente, 9(47%) semestralmente ,6 (31%) anualmente.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: Os resultados da pesquisa revelam que o autoexame é praticamente desconhecido pela maioria da população masculina, mediante o número mínimo de respondentes que alegaram realizar o referido exame na amostra investigada. Conclui-se que é urgente propagar a importância da prevenção nesse contexto, pois o autoexame do testículo propicia maiores chances de detectar pacientes na fase inicial do câncer.

Palavras-chave

Palavras-chave: Câncer de testículo, Autoexame, Prevenção

Área

Clínica Médica

Instituições

universidade iguaçu campus v - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Ian Tinoco Novaes Bedim, Lucio Mendes Junior, Mateus Amite Coelho, Lucas Lopes de Souza, Mustafa Riyad Hilal Nasser, João Pedro Soares de Freitas