15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Adenocarcinoma de cólon em paciente jovem: mudança no perfil epidemiológico?

Introdução/Fundamentos

Recentes atualizações nas diretrizes de rastreamento de câncer colorretal orientam ampliação da faixa etária de investigação para populações mais jovens baseadas na mudança do perfil epidemiológico da doença: aumento na incidência entre adultos jovens não explicado por fatores de risco identificados.

Objetivos

Relatar caso de paciente com câncer de colon direito em idade jovem, exemplificando a tendente mudança no perfil epidemiológico desta doença.

Caso

Paciente do sexo masculino, 28 anos, músico, previamente hígido, interna para investigação de astenia associada à perda de 22 kg nos últimos seis meses. Relato de hematoquezia esporádica e dor em fossa ilíaca direita, além de febre vespertina há sete dias. Sem histórico familiar de neoplasia. Exame físico sem particularidades. Exames iniciais identificavam Hb 4,7, sem outras alterações significativas. Sorologias (anti-HIV, VDRL, HbsAg, anti-HCV) negativas. Tomografia de abdomen realizada na emergência evidenciava espessamento parietal irregular e estenosante no cólon direito, com início ao nível do ceco, acometendo a válvula íleocecal e com extensão até a flexura hepática do cólon. Realizada colonoscopia com biópsia de volumosa lesão vegetante no cólon direito. Anatomopatológico: adenocarcinoma moderadamente diferenciado, vegetante e ulcerado, medindo 7,6 cm no maior eixo, com invasão muscular e comprometimento linfonodal. Ausência de metástases à distância. Realizada pesquisa de instabilidade microssatélite (MSH2, MSH6, MLH1, PMS2), com ausência de perda de expressão das proteínas de reparo. Iniciado tratamento adjuvante com oxaliplatina e capecitabina.

Conclusões/Considerações finais

Devido ao aumento de incidência de adenocarcinoma de cólon nas populações jovens, especialmente de cólon direito, relacionada a fatores de risco ainda não esclarecidos, questiona-se o método ideal de rastreamento assim como a faixa etária mais adequada para início de investigação.

Palavras-chave

Adenocarcinoma , cancer colorretal

Área

Clínica Médica

Autores

Agatha Aline Hofmann, Vanessa de Quadros Martins, Gabriela Telo, Patricia de Carvalho Jerico, Marina Anzolin, Gabriela Teló