15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Síndrome de Stevens-Johnson desencadeada por uso de prednisona: um relato de caso

Introdução/Fundamentos

A síndrome de Stevens-Johnson (SSJ) é uma das mais severas condições dermatológicas que ocorre em reação ao uso de medicações ou mais raramente, em resposta a infecção, que se apresenta de forma aguda, pode durar de duas a quatro semanas, além de se caracterizar ainda como uma afecção febril e autolimitada. Uma característica diferencial dessa síndrome é o envolvimento das mucosas, que está presente em 80% dos casos, atingindo as mucosas oral, nasal, genital, ocular e anal.

Objetivos

Apresentar o relato de caso de paciente portador da SSJ desencadeada pelo uso de corticoide.

Caso

N. C. S., sexo masculino, 73 anos, procura atendimento em ambulatório de Dermatologia por apresentar lesões eritemato-escamosas pruriginosas após o uso de prednisona. Paciente evoluiu com bolhas em pernas e braços. Definiu-se o diagnóstico como eczema, no qual evoluiu como eczema generalizado com descolamento de toda a pele, inclusive face, com ectrópio. Sua IgE atingiu valores acima de 3000 kU/L. Caracterizou-se, então, como uma farmacodermia, que teve piora progressiva até chegar em uma forma grave de farmacodermia do tipo Síndrome de Steven Johnson. O paciente foi encaminhado para internação em centro de terapia intensiva. Então iniciou-se o tratamento com imunoglobulina, o qual apresentou resposta terapêutica após 60 frascos. Depois de 3 semanas de internação, o paciente apresentou regressão total dos sinais cutâneos, restando apenas a descamação cutânea, quando recebeu alta. No momento, segue em acompanhamento em ambulatório dermatológico por persistência do prurido.

Conclusões/Considerações finais

A SSJ é uma doença rara e de grande impacto social, sendo característica de uma urgência dermatológica, semelhante a pacientes com queimaduras de diferentes graus, necessitando de extremo cuidado ao paciente em sua rotina hospitalar. Nesse contexto, evidencia-se o quão importante é esclarecer o uso racional de medicamentos, evitando tais situações indesejáveis e a ocorrência de consequências mais graves, como o óbito, já que mais de cem medicamentos descritos na literatura podem desencadear a SSJ. Além disso, deve-se atentar para o conhecimento da doença para se obter um diagnóstico precoce e tratamento adequado, fazendo-se necessário o reconhecimento e a retirada do fármaco suspeito, que é a principal ação terapêutica a ser realizada.

Palavras-chave

Síndrome de Stevens-Johnson. Reação Medicamentosa. Farmacodermia.

Área

Clínica Médica

Autores

Albino Vieira Brum, Alexandre Pereira da Silva Filho, Aloan Carlos Lemos Ferraz, Anderson Ferreira Bastos Junior, Kamila Campos Cabral, Maria Irene Rocha Bastos Tinoco