15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

LINFANGIOMA CUTÂNEO CIRCUNSCRITO PÓS HERNIORRAFIA: RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

Linfangiomas são malformações linfáticas congênitas, raras e benignas, compostas por vasos linfáticos ectasiados. Essas lesões correspondem a 4% dos tumores vasculares e podem ser classificadas em linfangioma cutâneo circunscrito (CLC), linfangioma cavernoso e linfangioma cístico, sendo o CLC o subtipo mais frequente. O pico de incidência é até os 5 anos de idade, sendo que 90% apresentam-se antes dos 2 anos. Sua ocorrência espontânea durante a adolescência ou vida adulta é rara. O diagnóstico é feito através da dermatoscopia e do exame anatomopatológico. Na dermatoscopia é observado um padrão amarelado lacunar envolto por um septo pálido ou avermelhado, devido a presença de eritrócitos, enquanto no exame anatomopatológico são observados múltiplos vasos linfáticos dilatados, os quais podem estar vazios ou apresentar conteúdo eosinofílico, linfático ou eritrocitário, geralmente localizados na derme superficial.

Objetivos

Apresentar um relato de caso sobre CLC e uma breve revisão de artigos científicos.

Caso

Paciente do sexo feminino, 26 anos, procedente de Curitiba, nega comorbidades ou medicamentos de uso contínuo, submetida a hernioplastia há 10 anos. Refere o aparecimento progressivo de vesículas confluentes, levemente pruriginosas, em região abdominal inferior esquerda. No exame físico são observadas vesículas confluentes de conteúdo seroso em abdome inferior esquerdo ao redor do sítio cicatricial de hernioplastia prévia, associadas à pápula eritematosa com conteúdo vascular. O exame anatomopatológico é compatível com CLC.

Conclusões/Considerações finais

A ocorrência espontânea de CLC em pacientes adultos é rara, e, neste relato, seu surgimento está relacionado ao tecido cicatricial de uma cirurgia prévia, com um longo intervalo entre a cirurgia e o aparecimento da lesão. O tratamento é cirúrgico, porém há chance de recidiva da lesão, com necessidade de monitoramento pós-operatório.

Palavras-chave

Linfangioma, linfangioma cutâneo circunscrito.

Área

Clínica Médica

Instituições

Pontifica Universidade Católica do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

Julia Kranich, Julia Paula de Sant'Anna Fabris, Aline Vaz Borges, Rodrigo Cardoso Pereira, Daniele Ricci Goss, Roberto Gomes Tarle