15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Síndrome de Obesidade-Hipoventilação

Introdução/Fundamentos

Introdução: A Síndrome de Obesidade-Hipoventilação (SOH) ou Síndrome de Pickwick é definida pela presença de Obesidade (IMC-índice de massa corpórea ≥ 30 kg/m2) e Hipercapnia Arterial Diurna (PaCO2 ≥ 45 mmHg), na ausência de Doença Pulmonar, Neuromuscular, Metabólica ou defeito da caixa torácica que explique a Hipercapnia. Os principais diagnósticos diferenciais são Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica e Síndrome da Apneia do Sono. É importante identificar a SOH devido à possibilidade de descompensação com insuficiência respiratória e à elevada mortalidade em pacientes não tratados. A terapia de tratamento na SOH é reverter as principais anormalidades fisiológicas e, principalmente, reduzir a Obesidade.

Objetivos

Objetivos: Relatar um caso de Hipertensão Pulmonar (HP) associada á Síndrome de Pickwick.

Caso

Relato de caso: J.R.C., masculino, 23 anos, IMC 39, encaminhado à emergência com queixa de dispnéia e tosse seca há dez dias, com piora progressiva nas ultimas 72 horas e exacerbação à noite. Ao exame físico Fc = 126 bpm, ritmo regular, bulhas hipofonéticas, presença de quarta bulha e pressão arterial em 140-90 mmHg. Pulmões limpos e saturação de oxigênio periférica em 78%. Gasometria arterial pO2 = 60mmHg, PCO = 50 mmHg, sO2 = 91% e HCO3 = 33 mmHg. Realizou angiotomografia pulmonar devido à suspeita inicial de Embolia Pulmonar a qual foi negativa a despeito de aumento da artéria pulmonar. Ecocardiograma transtorácico demonstrou sobrecarga e disfunção ventricular direita e sinais indiretos de Hipertensão Pulmonar. Realizado cateterismo cardíaco direito que revelou Hipertensão Pulmonar tipo pré capilar (Pressão média AP = 28 mmHg), capilar pulmonar = 11 mmHg, Índice de resistência vascular pulmonar = 3.3 Wood.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: A Síndrome da Obesidade e de Apneia do Sono comumente origina elevações do nível médio da pressão em artéria pulmonar em grau discreto a moderado. Se não tratada, pode causar HP (grupo 3) com evolução para Cor Pulmonar. O uso de drogas específicas para HP não é indicado. O tratamento é baseado na redução da Obesidade e na terapia da Hipoventilação Alveolar através do controle da hipoxemia e hipercapnia, no sono e na vigília, com o uso de ventilação não invasiva CPAP (Continuous positive airway pressure) ou BiPAP, aplicado no período noturno durante o sono e até durante o dia.

Palavras-chave

Palavras-chave: Síndrome de Pickwick, Hipoventilação Alveolar, Obesidade.

Área

Clínica Médica

Instituições

IMED - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Júlia Pietrobelli MIgliorini, Alessandra Mocellin, Vítor Boniatti Neves, Marcelo Fialho Roman