15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

O PERFIL DE INTERNAÇÕES NO SUS CAUSADAS POR AMEBÍASE NA REGIÃO NORTE DO BRASIL DE 2015 A 2019

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO/FUNDAMENTOS: Amebíase é uma infecção causada pelo protozoário Entamoeba histolytica, cuja sua prevalência é maior em regiões tropicais e subtropicais, atingindo principalmente classes sociais mais desfavorecidas com precárias condições sanitárias. A transmissão se dá pela via orofecal através da ingesta de alimentos com cistos do parasita. As amebas causam sintomas de dor em hipocôndrio direito, dor irradiada para o ombro de mesmo lado, febre alta, calafrios e mais grave com palidez cutânea e sudorese. O tratamento é feito através do uso de antibióticos

Objetivos

OBJETIVO: Realizar análise dos dados de internação hospitalar do SUS em relação a casos de Amebíase nos estados da região norte, do período de janeiro de 2015 a janeiro de 2019 com relação de sexo, raça, faixa etária.

Delineamento e Métodos

DELINEAMENTO/MÉTODOS: Foi realizado um estudo descritivo, transversal e de abordagem quantitativa, utilizando dados secundários obtidos no endereço eletrônico do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATASUS), utilizando como opções “Morbidade Hospitalar do SUS” e “Brasil”. Períodos disponíveis: de janeiro de 2015 a janeiro de 2019 e Lista de Morb CID-10:Amebíase, com acesso em julho de 2019.

Resultados

RESULTADOS: No período de 2015 a 2019 foram contabilizados no DATASUS um total de 2962 casos na região norte casos de internações hospitalares, 2º lugar no quantitativo de casos entre as macrorregiões do Brasil e ficando atrás apenas para o nordeste. Em relação ao sexo houve uma pequena prevalência de homens. Em relação à faixa etária, o período de idade com maior destaque foi entre 1 a 4 anos. Quanto à Etnia, prevaleceram os indivíduos pardos com 2246 hospitalizações. Quanto ao caráter de atendimento prevalente foram as ocorrências de urgências com 2879.

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÃO/CONSIDERAÇÕES FINAIS: É preciso ponderar que mesmo com todas as informações reunidas na plataforma digital, o Ministério da Saúde aconselha que as estimativas anunciadas sejam tidas como mínimas devido à elevada perspectiva de subregistro. Tal fato é corroborado pelo Norte possuir estados, como o Amapá, com baixos números de casos mesmo tendo um dos piores índices de água encanada, rede de esgoto e saneamento básico. Além disso, analisando a faixa etária mais acometida, faz-se necessário realizar profilaxias cabíveis de atenção e saúde, com programas de higienização em unidades básicas de saúde. Sobre a etnia, a cor Parda prevaleceu devido em nossa região a maioria das pessoas se considerarem pardas.

Palavras-chave

Palavras-Chave: Amebíase, Norte, Internações.

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIFAP - Amapá - Brasil

Autores

Renan Mesquita Rodrigues Silva, Victor Froes Gomes Santos, Áglen Alber De Moraes Damasceno, Rúbenns Tavares Da Silva, Gabriel Pereira Ávila, Amanda Alves Fecury