15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

COLITE ULCERATIVA : RELEVÂNCIA CLÍNICA E IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE NA PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES

Introdução/Fundamentos

Fundamentação/Introdução: A colite ulcerativa (UC) é caracterizada por inflamação intestinal crônica e restrita ao cólon, cursa com remissões e recaídas, sendo 20 a 25 % dos casos ocorridos na infância. Apresenta-se com dor abdominal, diarréia, sangramento e perda de peso. Dentre suas complicações estão a perfuração intestinal, megacólon tóxico e aumento do risco de câncer colorretal, que podem diminuir a qualidade de vida do paciente.

Objetivos

Objetivos: Relatar caso de Colite Ulcerativa, demostrando sua relevância clínica e importância do diagnóstico precoce.

Caso

Caso: Paciente do sexo masculino, 13 anos, vem ao pronto socorro apresentando febre, rebaixamento do nível de consciência, desidratação, cianose nas extremidades, com saturação de oxigênio: 60% e midríase bilateral. Apresenta dor abdominal há 2 dias, além de mais de 6 episódios de diarreia líquida e vômitos. Sofreu convulsões no dia do atendimento. Recebeu 2,5L de soro fisiológico 0,9%, 50 ml de bicarbonato de sódio e 20 mL de cloreto de sódio ao ser admitido. Durante a internação evoluiu com desorientação, taquicardia, derrame pleural, diarreia (sem sangue), perda de peso e abdome doloroso em região epigástrica. A febre cessou apenas no sétimo dia de internação, após escalonamento do antibiótico de amplo espectro. Na gasometria arterial feita no primeiro dia de internação, observou-se pressão parcial de dióxido de carbono (PaCO2): 15,6 mmHg; Pressão parcial de oxigênio (PaO2): 140 mmHg; sódio:107 mEq/L; cloro: 91 mEq/L; potássio: 5,49 mEq/L; lactato:6,8 mmol/L; Bicarbonato: 9 mEq/L, com alterações no mesmo dia da PaCO2: 27 mmHg; PaO2: 127 mmHg; sódio: 127mEq/L; Lactato:1,6 mmol/L; Bicarbonato: 15 mEq/L. Leucócitos variaram de 4400-7500/mm3 do terceiro ao quarto dia de internação, Hemoglobina: 10-9,5 g/dL; Hematócrito: 32,2-30,5 %; plaquetas:179-205 mil; creatinoquinase (CK): 1301-118 U/L; CK-MB: 48-118 U/L. Tomografia feita no quinto dia de internação mostrou distensão difusa dos segmentos colônicos e do reto, sem ponto obstrutivo. Com a melhora do quadro clínico, paciente obteve alta e aguardou resultado da biópsia do sigmoide que revelou colite crônica ulcerada.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/Considerações: Por apresentar complicações graves, o diagnostico a UC deve ocorrer o mais breve possível, nessa perspectiva, ressaltamos a importância da investigação desta patologia em pacientes com quadro clinico semelhante ao descrito, independentemente da idade, por a patologia apresentar relativa predominância na infância.

Palavras-chave

Colite ulcerativa, Complicações, Diagnostico precoce

Área

Clínica Médica

Autores

Milena Khrislaine de Medeiros Gundim, Ana Lúcia Dantas de Oliveira, Gabriela de Lima Costa, Ana Olívia Dantas, Isabel Dutra da Cruz, Marcus Tullius Cicero Nobrega de Faria Gomes