15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Tuberculose sistêmica com sintomas inespecíficos em paciente imunocompetente

Introdução/Fundamentos

A tuberculose (TB) é causada por bactérias do complexo Mycobacterium tuberculosis, sendo uma das doenças mais antigas que acometem os seres humanos. A TB pode ser classificada em pulmonar, extrapulmonar ou ambas (sistêmica) e os sítios extrapulmonares mais acometidos por ordem de frequência são: linfonodos, pleura, trato genitourinário, ossos, articulações, meninges, peritônio e pericárdio.

Objetivos

Descrever caso de paciente imunocompetente que apresentou TB sistêmica com sintomas inespecíficos.

Caso

Paciente do sexo feminino, 24 anos, solteira, natural e residente no município de São Francisco do Itabapoana/RJ. Paciente deu entrada no Serviço de Clínica Médica com queixa principal de emagrecimento e fraqueza muscular. Há cinco meses vinha apresentando êmese pós-prandial, com perda ponderal contínua de 10 kg, aumento do volume abdominal e fraqueza muscular que dificultava a realização das atividades cotidianas. Paciente sem histórico de febre, tosse, dor pleurítica, sudorese, dispneia e escarro hemoptóico. História familiar e social negativa para contato com sintomático respiratório. Ao exame físico, paciente hipocorada 2+/4+, presença de linfonodomegalia móvel e indolor a palpação em fossa supraclavicular esquerda e índice de massa corporal de 15,9 kg/m2. Nada mais digno de nota. Exames laboratoriais: Proteína C Reativa: 90,3 mg/L; VHS: 62 mm; Leucócitos: 11.700; Segmentados: 82; Hemoglobina: 7,40; Hematócrito: 24,30; Anisocitose com microcitose e hipocromia; Microbiologia: Pesquisa de BAAR (escarro) positiva em três amostras; Tomografia Computadorizada (TC) de tórax: condensações e opacidade com aspecto em árvore em brotamento em ambos os pulmões, notadamente nos lobos superiores. Presença de cavitações em ambos os ápices pulmonares e espessamento pleural em hemitórax esquerdo; TC de abdome e pelve: múltiplas adenomegalias retroperitoneais, com sinal de degeneração necrótica central; Ultrassom abdominal: imagem heterogênea em região anexial direita, adenomegalias peri-aórticas e peri-pancreáticas, hidronefrose à direita e alças intestinais distendidas difusamente.

Conclusões/Considerações finais

O presente relato mostrou um quadro incomum de TB sistêmica com sintomas inespecíficos. Como conduta a paciente recebeu o tratamento farmacológico com o esquema RIPE (Rifampicina, Isoniazida, Parazinamida e Etambutol) e foi encaminhada para acompanhamento no Centro de Referência de sua cidade.

Palavras-chave

tuberculose, sintomas inespecíficos, imunocompetente

Área

Clínica Médica

Autores

Giovana Tavares Gusmão, Sara Ester Haddad de Paula, Nina Cordeiro Monteiro Aquino Moreira de Sá, Rogerio da Silva Burla, Miguel Francisco Martins Abreu