15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

GANGLIONEUROMA RETOPERITONEAL: RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

Os ganglioneuromas são tumores benignos, raros, com predomínio em pacientes jovens, originados das células ganglionares maduras e células de Schwann, onde o sítio mais acometido é o retroperitônio, seguido da glândula suprarrenal.

Objetivos

Relatar um caso clínico de ganglioneuroma retroperitoneal, bem como enfatizar a importância do diagnóstico e do seguimento oncológico adequado.

Caso

Paciente feminino, 75 anos, comparece ao ambulatório com queixa de dor abdominal intensa, difusa, sem fator de melhora, apresentando massa abdominal volumosa palpável ao exame físico. Realizada tomografia computadorizada de abdome e pelve há evidência de formação volumosa expansiva retroperitoneal, com imagem hipodensa regular localizada à direita na topografia de L3 a S3. O exame anatomopatológico de retroperitôneo indica neoplasia de células redondas com presença de hemossiderina. Seguindo investigação diagnóstica, imunohistoquímica acusa tumor neuroepitelial sem componentes de células percussoras, favorecendo o diagnóstico de ganglioneuroma. A paciente segue em acompanhamento clínico ambulatorial com realização periódica de anatomopatológico para avaliação da lesão.

Conclusões/Considerações finais

Sendo classificado como um tipo raro de câncer, o glanglioneuroma costuma ter seu diagnóstico dificultado devido à escassez de sintomas em sua fase inicial. Neste aspecto, evidencia-se a importância do diagnóstico precoce ao aparecimento dos primeiros sinais clínicos, bem como a relevância do seguimento médico completo através da realização do exame anatomopatológico, com objetivo de detectar e impedir a evolução da doença.

Palavras-chave

Ganglioneuroma. Tumor neuroepitelial. Seguimento.

Área

Clínica Médica

Autores

Tássylla Caroline Ferreira Pereira, Patrick Nunes Brito, Hanna Paula Carolayne Ferreira Pereira, Brenda Nunes Brito, Guilherme Nunes Skripka, Macilon Nonato Irene