15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Importância do diagnóstico precoce da doença de Kawasaki

Introdução/Fundamentos

A doença de Kawasaki (DK) é descrita como uma vasculite sistêmica aguda, febril e exantemática. É a causa mais frequente de doença cardíaca adquirida no mundo ocidental, podendo atingir todas as faixas etárias sendo mais comum em crianças menores de 5 anos e no sexo masculino. A DK é de difícil investigação por não ter um método especifico isolado de diagnóstico e nem característica clinica patognomônica. Quando não diagnosticada precocemente pode evoluir para aneurismas, estenoses e tortuosidades acometendo principalmente as artérias coronárias. Caracteriza-se por febre, conjuntivite bilateral não exsudativa, eritema e edema de língua, lábios e mucosa oral, alterações de extremidades, linfonodomegalia cervical, exantema polimórfico.

Objetivos

Relatar caso clínico da doença de Kawasaki; ressaltar a importância do diagnóstico precoce evitando complicações cardiovasculares

Caso

Relato de caso: paciente masculino, 5 meses e 24 dias, começou apresentar febrícula, exantema em região toracoabdominal, sendo levado para o pronto-atendimento da Unimed onde foi avaliado pelo clínico como um processo alérgico e receitado anti-histamínico. Sem melhora, e com surgimento de novos sintomas como conjuntivite bilateral, inflamação das membranas mucosas, foi procurado médico pediatra que prontamente internou o paciente. Pedido a avaliação do cardiologista devido a desconfiança para a doença de Kawasaki, o mesmo não constatou alteração no ecocardiograma (ECG) e não deu diagnóstico da doença. Por persistência da pediatra que encaminhou para avaliação de um segundo cardiologista, o qual detectou alterações no ECG e confirmou diagnóstico de doença de Kawasaki. A última angiografia constatou dilatação de coronária esquerda na raiz cerca de 4mm e 5mm em porção distal; coronária direita com 3mm na raiz com dilatação distal com cerca de 5mm.

Conclusões/Considerações finais

Dilatação de coronária esquerda e direita de grau moderado devido ao tardamento do diagnóstico e intervenção. Falta de intuição e desconfiança dos clínicos para prestar encaminhamento precoce e correto dos pacientes que chegam no pronto atendimento e manejar caso da melhor forma.

Palavras-chave

Doença de Kawasaki, aneurisma coronariano, exantema.

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade Ingá - Uningá - Paraná - Brasil

Autores

Amanda Garcia Slusarski, Rebecca Sanches Rodrigues, Arielle Pimentel da silva, Sthefani Garcia Marques , Maria Emília Lorençatto