15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

DESENVOLVIMENTO DE VACINAS CONTRA LEISHMANIOSE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Fundamentação/Introdução

A Leishmaniose é uma doença parasitária, causada por protozoários. Devido ao aumento da resistência do mesmo, o controle do vetor tornou-se extremamente difícil e a terapia medicamentosa não tem sido eficaz para erradicar a doença. Desse modo, programas de desenvolvimento de vacinas são necessários para diminuir a incidência de leishmaniose, embora ainda não exista nenhuma em uso.

Objetivos

Retratar os resultados de pesquisas sobre o tratamento profilático da Leishmaniose.

Delineamento e Métodos

Trata-se de uma revisão bibliográfica, utilizando a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Medical Publisher (PUBMED). Definiu-se como critério de inclusão artigos do período de 2015 a 2019, e como critérios de exclusão artigos que não respondiam a questão de pesquisa, que não tratava de vacinas para humanos e artigos não gratuitos.

Resultados

Nos estudos sobre o desenvolvimento das vacinas contra Leishmaniose, foram testadas e usadas substâncias que se dividiram nas seguintes categorias: células, proteínas, antígenos e fatores genéticos. O maior desafio no desenvolvimento da vacina é expor um antígeno desse protozoário e, posteriormente, induzir as células de defesa de memória para que se tenha uma medida preventiva de caráter profilático.
Como mecanismo da vacina, algumas pesquisas utilizaram a exposição ao antígeno para produzir células de memória. Já outros, utilizaram a técnica de proteína recombinante, com o objetivo de fornecer proteção contra Leishmania donavi. Além disso, foram feitas vacinas com o material genético do protozoário; vacinas com utilização de enzimas recombinantes; componentes de membrana e adjuvantes, tais como os lipossomos.

Conclusões/Considerações finais

Esta pesquisa evidencia a existência de várias estratégias para o desenvolvimento de uma vacina segura contra a Leishmaniose. Entretanto, até o momento, nenhuma vacina mostrou-se capaz de provocar a imunidade e controlar eficientemente a progressão da doença em humanos.

Palavras-chave

Vacinas Contra Leishmaniose. Seres Humanos. Prevenção & Controle.

Área

Clínica Médica

Instituições

Centro Universitário Campo Real - Paraná - Brasil, Faculdades Integradas de Patos - Paraíba - Brasil

Autores

Gabrielle Petranhski CALDAS, Maria Clara Ferreira ALENCAR, Pedro Cordeiro ROIM, Waniellem ZANINI, Ana Beatriz Campos DE SOUZA