15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Infecção por Scedosporium apiospermum em paciente imunocompetente tratado com Itraconazol.

Introdução/Fundamentos

Os fungos são, predominantemente, causa de diversas doenças em pacientes imunocomprometidos, porém também podem acometer imunocompetentes. O Scedosporium apiospermum, forma assexuada do Pseudallescheria boydii, é um fungo oportunista pouco frequente, de apresentação potencialmente grave em imunodeficientes e muitas vezes indolente no imunocompetente. Dada sua escassa prevalência, muitas vezes tem seu diagnóstico retardado ou mesmo confundido com outros fungos filamentosos, prejudicando assim o tratamento adequado.

Objetivos

Relatar o caso de um paciente imunocompetente com a infecção pelo S. apiospermum tratado com sucesso com Itraconazol.

Caso

Paciente de 34 anos, sem comorbidades, cuidador de aves, atingido por serragem contaminada em olho esquerdo durante limpeza de galinheiro, após cerca de 20 dias, abriu quadro de eritema conjuntival à esquerda com posterior evolução para tumoração em pálpebras superior e inferior à esquerda além de febre, linfonodomegalia em cadeias auriculares, submandibulares e cervicais ipsilaterais assim como artrite simétrica de grandes articulações e nódulos subcutâneos em mãos e pés. Exames sorológicos, incluindo hemograma, função hepática, função renal, sorologias para HIV não evidenciaram alterações. Realizada Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF) de linfonodo cervical a qual evidenciou linfadenite aguda, com esboço de granuloma e presença de célula gigante multinucleada. Diante de pouca elucidação diagnóstica da PAAF, realizada biópsia excisional de linfonodo cervical, sendo observado em anatomopatológico fungo filamentoso associado a cultura com crescimento do fungo Scedosporium apiospermum. Devido a indisponibilidade no serviço para realização de Voriconazol, iniciado Itraconazol com posterior desaparecimento das lesões apresentadas.

Conclusões/Considerações finais

A infecção por Scedosporium apiospermum é uma infecção incomum no imunocompetente, com múltiplas apresentações clínicas e diagnóstico definitivo realizado por cultura. A maioria dos estudos mostra o voriconazol como tratamento de escolha, porém apresentamos o caso de um paciente com lesões difusas pelo Scedosporium apiospermum tratado de forma efetiva com itraconazol.

Palavras-chave

Fungo, Scedosporium, Itraconazol

Área

Clínica Médica

Instituições

Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) - Pernambuco - Brasil

Autores

Carlos Eduardo Lopes Tavares de Melo, Mayara Fontes Leite de Sá, Ana Claudia Conrado de Oliveira, Marcela Santos Arruda, Bruna de Aragão Andrade Lima Tavares de Melo