15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Perfil epidemiológico dos pacientes que receberam pré atendimento devido a descarga elétrica feito pelo Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE) em uma cidade do Oeste do Paraná.

Fundamentação/Introdução

Introdução: As lesões por eletricidade (choque elétrico, incêndio, curto circuito e raios) são relativamente menos comuns, porém, potencialmente mais devastadoras. Apresentam-se com características multissistêmicas ao ponto de os danos internos poderem ser intensamente mais graves que as lesões externas e, em grande parte das vezes, potencialmente fatais. Além disso, são altamente onerosas aos serviços de saúde.

Objetivos

Objetivo: Identificar o perfil epidemiológico do paciente atendido por descarga elétrica pelo Serviço Imediato de Atendimento ao Trauma em Emergência do município de Cascavel – PR.

Delineamento e Métodos

Métodos: Trata-se de um estudo longitudinal, descritivo e epidemiológico, com abordagem quantitativa, utilizando dados do Corpo de Bombeiros de Cascavel – PR, referentes as fichas de pré atendimento realizadas pelo SIATE, aos quais totalizaram 24 pré atendimentos no período de agosto de 2017 a abril de 2019.

Resultados

Resultados: Entre o período selecionado foram registrados 24 pré atendimentos cuja ocorrência eram de vitimas por choque elétrico, porém 2 pacientes solicitaram dispensa do atendimento chegando-se num total de 22 pré atendimentos. A origem dos atendimentos foi predominante de choque elétrico em 21 deles, e 1 atendimento por raio. Em relação ao gênero encontrou-se um predomínio do sexo masculino com 15 atendimentos. Dentre todos os atendimentos, 15 deles eram de adultos, considerando a faixa de idade dos 20 aos 59 anos, 3 eram crianças de até 11 anos, 3 adolescentes e um idoso. Na avaliação sobre queimaduras apenas 4 atendimentos dos 22 apresentaram queimaduras externas, porém nos outros casos fez-se necessário uma avaliação hospitalar. Acidentes no ambiente de trabalho são mais da metade dos atendimentos, 12 dos 22, e são mais frequentes na faixa etária ativa da sociedade. Já no ambiente doméstico predomina o público infantil. Entre os 22 atendimentos foi identificado um óbito atestado, que foi incluído no estudo por ter recebido o pré atendimento.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: O perfil identificado desse paciente no município de Cascavel - PR é representado por adultos do sexo masculino com média de 32 anos, em que o local do incidente e do atendimento se deu com maior frequência no ambiente de trabalho. O ambiente doméstico é o cenário mais comum de acidentes entre as crianças, no qual denota-se a importância as ações de prevenção e cuidado com energia elétrica. Em relação ao ambiente de trabalho, ressalta-se a importância do uso de EPI – Equipamento de Proteção Individual nesse ambiente.

Palavras-chave

choque elétrico; pré atendimento; cascavel;

Área

Clínica Médica

Instituições

Centro Universitário Fundação Assis Gurcacz - Paraná - Brasil, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

Pedro de Mello Rego Lopes , Bruna Cristina Parlow Hefle, Luiza Trevisan Reolon