15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Tuberculose peritoneal - apresentação aguda em paciente imunocompetente - um relato de caso

Introdução/Fundamentos

Introdução/Fundamentos:
Tuberculose (TB) peritoneal é a apresentação mais comum de TB abdominal, podendo cursar com sintomas insidiosos, bem como síndrome consumptiva, febre e linfonodomegalias. Pode apresentar-se com espessamento difuso de peritôneo associado a granulomas. Geralmente seu diagnóstico é tardio, associado a complicações da TB.

Objetivos

Objetivo
Relato de caso de paciente imunocompetente com evolução aguda dos sintomas de TB e diagnóstico precoce por biópsia laparoscópica de peritônio.

Caso

Caso:
LOA, feminina, 25 anos, procedente de zona urbana, vem com queixa de celulite em tornozelo esquerdo, associado a estrófulo, evoluindo há 2 semanas. Apresentava febre intermitente de até 39C com recorrência progressiva, predominante noturna, com sudorese. Ressonância magnética de MI não evidenciou coleção, apenas edema difuso em membro. Na internação, recebeu tratamento para celulite, com escalonamento de antibioticoterapia por ausência de resposta. Paciente evoluiu com disfunção renal progressiva, cursando com anasarca. Necessário realizar toracocentese e paracentese os quais, em análise laboratorial apresentaram padrão exsudativo associado a presença de células mesoteliais, pesquisa de bacilo de Koch negativa. Demais exames de investigação normais, exceto por discreta impregnação de contraste em peritônio em tomografia abdominal. Realizada laparotomia abdominal para biópsia, sendo, em cirurgia, observado aderência importante de alças intestinais, com grânulos - caseosos - esbranquiçados e difusos em peritônio e omento. Amostra encaminhada ao anatomopatológico que evidenciou: processo granulomatoso crônico indicativo de TB; PCR para Micobacterium da amostra da biópsia foi positivo. Paciente evoluiu com melhora geral e segue em tratamento com antituberculínicos.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão
A laparoscopia com biópsia consiste no método definitivo para estabelecimento do diagnóstico de paciente com suspeita de TB peritoneal. Os achados mais sugestivos incluem nódulos peritoneais característicos visíveis à laparoscopia com presença de granulomas. Na maioria das vezes o início dos sintomas são insidiosos, com comprometimento sistêmico arrastado, com febre, emagrecimento, ascite, anemia, tumefação e dor abdominal . Confunde-se com outras enfermidades, comprometendo o diagnostico
precoce e a evolução das morbidades relacionadas a esta patologia, sendo que quase 2/3 dos pacientes tem diagnóstico após 4 meses de doença em atividade.

Palavras-chave

Tuberculose peritoneal, laparotomia, imunocompetente

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Governador Celso Ramos - Santa Catarina - Brasil

Autores

Maira Kroetz Boufleur, Lucas Tramujas, Denise Linhares Gerent, Camila Lemos Hermsdorff, Lucas Venega, Geisla Thamara Abreu