15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

DIVERTÍCULO DE MECKEL PERFURADO POR OSSO DE GALINHA, UM DIAGNÓSTICO RARO: RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

O Divertículo de Meckel (DM) é a anomalia congênita mais comum do trato gastrointestinal (TGI), ocorrendo em 2% da população, e resulta do fechamento incompleto do ducto vitelino durante a 7ª semana de gestação. Localiza-se a uma distância de 60 a 100 cm proximalmente à válvula ileocecal. É duas vezes mais comum no sexo masculino e revela-se majoritariamente antes dos 2 anos. É assintomático em 96% dos casos e sua apresentação clínica é variada, podendo manifestar-se principalmente como sangramento gastrointestinal, obstrução e diverticulite.

Objetivos

Relatar uma rara complicação de DM e reforçar a necessidade de considerá-la como diagnóstico em pacientes com abdome agudo.

Caso

Paciente do sexo masculino, 32 anos, deu entrada em Hospital Terciário da Região Norte do Ceará com dor abdominal difusa de início há 48 horas, associada a vômitos de conteúdo alimentar, febre e anorexia, com localização da dor em fossa ilíaca direta (FID) há 12 horas. Ao exame físico, estado geral regular, levemente desidratado e taquipneico. Abdome distendido, hipertimpânico à percussão e doloroso à palpação superficial em FID, com sinal de Blumberg presente. O hemograma evidenciou leucocitose de 18.000/mm³ com desvio à esquerda. Realizou-se apendicectomia empírica por meio da incisão de Davis e, após o acesso à cavidade abdominal, foi identificado osso de galinha perfurando DM, a 65 cm da válvula ileocecal, com presença de pequeno abcesso local. Optou-se por realizar enterectomia de 15 cm de alça de intestino delgado. Adicionalmente, foi realizada a apendicectomia profilática. A cirurgia ocorreu sem intercorrências e o paciente evoluiu bem clinicamente.

Conclusões/Considerações finais

Apesar de ser a malformação congênita mais comum do TGI, o diagnóstico pré-operatório de DM é desafiador, devido à variabilidade de apresentação clínica, que se confunde com outros diagnósticos, como apendicite aguda, doença de Crohn e úlcera péptica. A perfuração de DM por corpo estranho é uma causa rara de abdome agudo em adultos, contendo poucos casos descritos. Geralmente, o diagnóstico só é feito durante procedimento cirúrgico, indicado por suspeita de apendicite. A confirmação é definida por exames de imagem e o tratamento de escolha para DM sintomático é a diverticulectomia ou ressecção e anastomose de segmento intestinal. O DM deve ser, pois, considerado em todo paciente jovem com abdome agudo, e uma história detalhada e exame de imagem podem auxiliar no diagnóstico precoce.

Palavras-chave

Divertículo de Meckel. Abdome agudo perfurativo. Perfuração intestinal.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

Natália Coelho Chester, Hiag Calixto Leal, Yvens Correia Estevão Figueiredo , Enio Renan Martins Rocha, Franco Bieh Dantas De Sousa, Antonio Robson Gomes Ximenes