15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

TROMBOSE VENOSA PROFUNDA E SUA CLÍNICA: RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

Trombose venosa profunda (TVP) é uma doença que a curto ou longo prazo pode causar graves complicações pela formação de trombos, tendo como principal causa é a imobilidade prolongada, mas também pode estar associada a lesões nos vasos e desequilíbrio nos fatores de coagulação; além dessas causas, há uma maior prevalência em indivíduos com idade superior aos 40 anos, obesidade, uso de anticoncepcionais, predisposição genética e tabagismo. É uma situação de grande importância por poder dar início a curto prazo a um quadro de embolia pulmonar por desprendimento do coágulo, que pode acarretar óbito, e a longo prazo uma insuficiência venosa crônica ou síndrome pós-flebítica.

Objetivos

O presente relato de caso tem como objetivo elucidar a evolução da TVP, fazer uma revisão da doença e relacionar os dados obtidos no caso com a literatura disponível sobre o tema.

Caso

Paciente do sexo feminino, 63 anos, pré-diabética, hipertensa, fumante 30 anos-maço e sedentária. Relata que sofre dor na panturrilha há 3 dias graduada em 9 de 10 e classificada como câimbra forte. Não irradiava e se manteve constante sem fator de alívio ou agravo e sem sintomas associados. Há 6 anos teve um AVC que acarretou perda da mobilidade em membros superiores e inferiores, sendo parcialmente recuperados com fisioterapia após um ano. Há 3 meses começou a sentir dor na perna E graduada em 4 de 10, intermitente que evoluiu para o quadro mais agudo. Membro inferior E com edema discreto com presença de cacifo, diminuição do trofismo e tonicidade muscular e menor temperatura em comparação ao D. Começou a terapêutica com anticoagulantes e agentes fibrinolíticos e a paciente evoluiu bem.

Conclusões/Considerações finais

A TVP, por gerar graves complicações, deve ser rapidamente diagnosticada e tratada adequadamente. Percebe-se no caso a grande importância do tabagismo, do sedentarismo e principalmente da imobilidade como fatores predisponentes da doença. Esse achado demonstra a grande importância da disseminação de informação sobre esses riscos e a necessidade de melhores acompanhamentos em pacientes com dificuldade de locomoção com o objetivo de evitar que a doença se instale e possa progredir com quadros mais graves.

Palavras-chave

Trombose venosa profunda
Imobilidade
Sedentarismo

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal de Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil, Universidade Luterana do Brasil - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Maria Manuela Ritondale Sodré de Castro, Brunah Teodoro de Siqueira Neto, Ernani de Oliveira Mascarenhas de Souza, Tales Barros Cassal Wandscheer, Virgínia Nascimento Reinert