15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

O Jogo da Prevenção: Todos por uma vida saudável

Fundamentação/Introdução

Fundamentação/Introdução: Estima-se a ocorrência de 600 mil casos novos de câncer no Brasil em 2019, sendo grande parte deles evitáveis, por serem associados a estilo de vida e fatores ambientais. Comportamentos adquiridos na infância e adolescência podem determinar a saúde do adulto, visto que hábitos adquiridos no início da vida tendem a se perpetuar no cotidiano dos indivíduos ao longo dos anos, tornando-o mais ou menos propenso ao desenvolvimento da doença. Assim, a atividade “Jogos da Prevenção: todos por uma vida saudável” traz uma proposta de promoção da saúde por meio da educação, a partir da interação entre alunos, professores e profissionais da saúde, promovendo de maneira lúdica a construção do conhecimento e a disseminação de bons hábitos de vida entre a população.


Objetivos

Objetivos: Contribuir para uma melhora na qualidade de vida das crianças e adolescentes,
auxiliando-os a adquirir desde cedo hábitos de vida saudáveis a fim de prevenir uma série de doenças, especialmente o câncer.


Delineamento e Métodos

Delineamento e métodos: O trabalho foi realizado com estudantes do ensino fundamental e médio, por uma equipe multidisciplinar (médica, enfermeira, professores e alunos de graduações da área da saúde). Inicialmente, realizou-se uma roda de conversa, na qual hábitos de vida dos estudantes foram questionados e informações sobre o câncer e suas formas de prevenção abordadas, para contextualização. Na sequência, um questionário sobre fatores de risco, mitos e verdades, foi aplicado. Depois, os alunos participaram de um jogo de tabuleiro de chão, construído com material reciclável, a fim de consolidar as informações de maneira lúdica.

Resultados

Resultados: Houve grande aceitação pelos professores e pelos alunos, que em sua maioria avaliaram a atividade como positiva e com alto nível de aprendizagem. Relatos dos alunos mostraram que a forma interativa os instiga à participação, diferentemente de aulas unicamente expositivas. Consequentemente, a fixação do que foi aprendido e sua possível aplicação ao cotidiano torna-se facilitada, aumentando as chances de prevenção de desenvolvimento futuro de doenças, especialmente o câncer.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/Considerações finais: As atividades desenvolvidas, além de ajudarem os participantes, aprimoram as habilidades de comunicação dos profissionais da área da saúde envolvidos, à medida que estes precisam demonstrar empatia, acolher as dúvidas dos estudantes e ser claros e assertivos na mensagem que pretendem transmitir, qualidades essenciais à prática clínica.

Palavras-chave

Palavras-chave: câncer, prevenção, jogo, interação.

Área

Clínica Médica

Instituições

ISCMPA - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil, UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Victoria Borques Santana, Thaís Vanessa Salvador, Thaís Zilles Fritsch, Nathália Dias Oliveira, Patrícia Vasconcellos de Carvalho, Alice Medeiros Zelmanowicz