15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Dispneia e febre em pronto atendimento e seus diagnósticos diferenciais: proteinose alveolar pulmonar

Introdução/Fundamentos

A proteinose alveolar pulmonar (PAP) é uma síndrome clínica rara, caracterizada pelo acúmulo de surfactante no interior dos alvéolos, podendo ser dividida em três categorias: autoimune, secundária e genética. Sua principal manifestação clínica é a dispneia e o tratamento mais efetivo atualmente é a lavagem pulmonar total.

Objetivos

Evidenciar a importância dos diagnósticos diferenciais de um paciente com dispneia, dor torácica, mialgia e febre na região metropolitana de Belo Horizonte em 2019, ano de uma das maiores epidemias de dengue.

Caso

E. M. C. masculino, 46 anos, hígido, nega tabagismo, com múltiplas internações previas por dispneia e dessaturação. Procurou o pronto atendimento novamente devido a dispneia aos mínimos esforços, mialgia, febre, dor torácica e saturação de 90% em ar ambiente. Foi aventada a hipótese de dengue devido à epidemia supracitada, com exames laboratoriais negativos. Realizada, também, angiotomografia de tórax, que foi negativa para tromboembolismo pulmonar (TEP), mas com comprometimento pulmonar difuso bilateral, caracterizado por padrão de pavimentação em mosaico. O paciente foi submetido a espirometria durante a internação, com redução proporcional de capacidade vital forçada (CVF) e do fluxo expiratório forçado no primeiro minuto (VEF1), sem variação significativa de CVF e VEF1 após uso de broncodilatador. Realizada biópsia pulmonar cirúrgica com confirmação do diagnostico de PAP, tratada com lavagem pulmonar total e resolução dos sintomas.

Conclusões/Considerações finais

A PAP é uma doença rara, com prevalência de 0,37 casos em 100.000 pessoas, portanto necessita de muito estudo e novas descobertas. Sabe-se que a síndrome apresenta um curso clinico variável, podendo evoluir para resolução espontânea até a morte por pneumonia ou insuficiência respiratória. Contudo, o prognostico de pacientes com a doença e comprometimento respiratório melhorou após o inicio da lavagem pulmonar completa, considerado tratamento padrão ouro.

Palavras-chave

Dispneia, proteinose alveolar pulmonar, diagnostico diferencial.

Área

Clínica Médica

Instituições

HOSPITAL SANTA RITA - Minas Gerais - Brasil

Autores

DINAMARA VALADARES ASSIS, NATHALIA ALVES MATHEUS, ALESSANDRA CRISTINA MACHADO BARATA TAVARES, ANE CAROLINE ALVES DE ANDRADE, RACHEL DOS SANTOS MARTINS