15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

A IMPORTÂNCIA DO RASTREIO E DIAGNÓSTICO PRECOCE NO CÂNCER DE MAMA: relato de caso

Introdução/Fundamentos

O câncer de mama é o segundo tipo de tumor maligno mais frequente no Brasil e, representa a primeira causa de morte por câncer na população feminina. A detecção precoce é o meio mais eficaz para reduzir a mortalidade.

Objetivos

Ressaltar a importância do rastreamento e diagnóstico precoce no câncer de mama através de um relato de caso.

Caso

M.P.B.G., 64 anos, sexo feminino, sem comorbidades prévias, mamografia há dois anos sem alterações, com história de dorsalgia há um mês. Foi admitida apresentando dispneia e dessaturação em ar ambiente, realizou radiografia de tórax evidenciando derrame pleural discreto, sendo realizada drenagem torácica, com estudo histopatológico (negativo para malignidade) e citológico (sugestivo de adenocarcinoma). Foi realizada uma biopsia pleural, cujo resultado foi inconclusivo, orientando correlação com imuno-histoquímica para conclusão diagnóstica. Após 15 dias, paciente apresentou eritema em mama esquerda, com consistência endurecida da pele, sendo solicitada mamografia bilateral, que mostrou área densa em região central em mama esquerda, com espessamento e infiltração difusa da pele e tecido glandular, associado à retração de papila (classe V de Birads) e biopsia da lesão, chegando ao diagnóstico de infiltração extensa da derme por carcinoma com padrão lobular, com presença de êmbolos linfáticos neoplásicos. Uma cintilografia óssea de corpo inteiro foi compatível com processo osteogênico metastático múltiplo disseminado pelo esqueleto. Diante do quadro paciente foi internada em centro de terapia intensiva para cuidados paliativos, onde permaneceu por 5 dias vindo a óbito.

Conclusões/Considerações finais

O câncer de mama constitui um grave problema de saúde pública, pois apesar do avanço das técnicas propedêuticas e da divulgação das campanhas de rastreio, a maior parte dos tumores de mama é diagnosticado na fase de massa palpável. O exame clínico periódico e o estudo mamográfico anual de rastreamento em mulheres a partir dos 40 anos são ferramentas de extrema importância para o diagnóstico precoce, segundo a American Cancer Society. A mamografia é o método propedêutico mais importante no diagnóstico das lesões subclínicas em mulheres assintomáticas, sendo um modificador direto no prognóstico da doença, reduzindo em até 30% a taxa de mortalidade.

Palavras-chave

câncer de mama, mamografia, diagnostico precoce, rastreio de câncer mama, metástase óssea

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital São José do Avaí - Rio de Janeiro - Brasil, Universidade Nova Iguaçu - Campus V - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Tamires Texeira Guerra, Juliana Bento Rodrigues Gomes Nogueira, Nikyallan Soares Rodrigues, Priscila Freitas da Luz Palote, Thalita Queiroz Pereira, Zoraya Ferreira Coelho