15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Relato de Caso: Manifestação Atípica de Abscesso Cerebral por Neurotuberculose em Hospital de Joinville (SC)

Introdução/Fundamentos

A tuberculose é causada pelo bacilo aeróbio Mycobacterium tuberculosis e a mortalidade está muito relacionada ao diagnóstico tardio. A neurotuberculose é uma forma muito letal da tuberculose, e por ser uma doença muito variável o diagnóstico é geralmente diferencial. Uma forma rara de apresentação da neurotuberculose consiste no abscesso cerebral por tuberculose, como o caso apresentado adiante.

Objetivos

Relatar um caso de paciente com manifestação atípica de neurotuberculose.

Caso

Paciente A.E.C, 72 anos, masculino, admitido em pronto socorro de hospital particular em Joinville (SC), com cefaleia hemicraniana esquerda e hemiparesia em membro superior esquerdo. Os exames de imagem iniciais indicavam alterações sugestivas de AVCi de evolução subaguda, no entanto, em quatro dias houve uma piora do quadro motor, com hemiparesia de membro inferior direito e afasia de expressão. Além disso, as imagens contrastadas desse período evidenciaram um edema perilesional com pontos hemorrágicos o que descartou a suspeita de AVCi. Conforme a evolução clínica do paciente, suspeitou-se de abscesso cerebral por infecção, e um tratamento empírico com vancomicina foi administrado até o exame de líquor apresentar positividade para tuberculose. No trigésimo dia foi implantada a terapia para neurotuberculose, com os antimicrobianos vancomicina, ampicilina e ceftriaxona. Ao fim do tratamento, o paciente ainda apresentava sintomas motores de hemiparesia densa a direita e afasia de expressão, além disso, a RNM evidenciou persistência das lesões. Em acompanhamento ambulatorial 7 meses após a alta hospitalar, houve discreta redução dos sintomas motores, bem como importante redução da lesão subcortical da substância branca e comprometimento perivascular.

Conclusões/Considerações finais

Este relato chama atenção para uma manifestação atípica de neurotuberculose, cujos sintomas iniciais sugeriram a hipótese de acidente vascular isquêmico, os exames de imagem também se mostraram incomuns e dificultaram a conclusão do diagnóstico. Neste caso se trata de uma forma que pode se tornar fatal, se não reconhecida a tempo de reverter os sintomas, diante disso, ressalta-se a importância de observar à evolução clínica dos pacientes, associando a história da doença com os exames complementares, estando sempre atento aos possíveis diagnósticos diferenciais, tais como as doenças infecciosas.

Palavras-chave

Tuberculose, Neurotuberculose, Abscesso Cerebral, AVCi

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE - Santa Catarina - Brasil

Autores

JULIA POMALESKI, FABIANA SUBTIL DE MORAES MACHADO, EDUARDA ARAUJO PONS, FLAVIO DINIZ RIBAS, WLADIMIR KRUMMER DE PAULA, FELIPE IBIAPINA DOS REIS