15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Síndrome de Guillain-Barré associada a síndrome gripal e diarreia: relato de caso

Introdução/Fundamentos

A síndrome de Guillain-Barré (SGB) é uma polineuropatia aguda, desmielinizante e inflamatória de caráter autoimune, com uma rápida evolução ascendente de astenia de membros, caracterizada por perda de força progressiva, arreflexia e paralisia flácida ascendente. A doença pode desenvolver a uma insuficiência respiratória e até mesmo óbito. A incidência desta síndrome na população geral é de 0,75-2 /100.000 por ano. O diagnóstico da SGB é baseado na apresentação clínica, nos exames laboratoriais e na eletroneuromiografia.

Objetivos

Considerando a importância do tema, esse trabalho visa relatar um caso de síndrome de Guillain-Barré (SGB).

Caso

Paciente do sexo masculino, 18 anos, buscou atendimento médico devido a cefaleia e rinorreia há 10 dias com evolução para quadro gripal há uma semana, associado a febre e diarreia. Relatou mialgia há 7 dias predominante em músculos gastrocnêmicos, com evolução para paresia simétrica dos membros inferiores há 5 dias e em membros superiores há 3 dias mantendo a sensibilidade. Diurese e evacuação sem alterações e sem medicamentos de uso contínuos. O exame neurológico apresentou Glasgow 15, sensibilidade preservada, MMSS força MRC 3 e MMII com baixa amplitude dos movimentos e força MRC grau 2, pupilas isofotorreagentes, sem sinais meníngeos. A partir disso, foi levantada a hipótese diagnóstica de síndrome de Guillain-Barré. Ao exame do liquido cefalorraquidiano constatou-se proteinorraquia acompanhada por poucas células mononucleares. A eletroneuromiografia apresentou redução da velocidade de condução motora e bloqueio da neurocondução motora. Assim, o diagnóstico foi confirmado e o paciente foi mantido em vigilância neurológica para evitar complicações e tratado com imunoglobulina humana intravenosa (IGIV).

Conclusões/Considerações finais

O quadro clínico dessa patologia é formado por fraqueza muscular progressiva, ascendente, bilateral e simétrica das extremidades, associado à arreflexia ou hiporreflexia e sintomas autonômicos, como hipotensão ortostática, hipertensão arterial transitória, íleo paralítico, disfunção vesical e sudorese. A maior parte dos casos é precedida por infecções do trato respiratório superior ou diarreia. Os principais agentes associados são Campylobacter jejuni e citomegalovírus. É necessário conhecimento médico acerca do tema para prevenir complicações incapacitantes relacionadas a patologia.

Palavras-chave

Guillain-Barré (SGB); polineuropatia aguda; doença desmielinizante.

Área

Clínica Médica

Autores

Beatriz Zieri Leone, Maria Alice Sanches Plaza, Maria Fernando De Aguilar Azevedo, Gioavana Tomaelo Bunder Pelissari, Larissa Santos Fogaça