15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Insuficiência renal aguda por rabdomiólise em paciente com Chikungunya

Introdução/Fundamentos

A Chikungunya é uma arbovirose causada pelo vírus Chikungunya (CHIKV), da família Togaviridae e do gênero Alphavirus. O diagnóstico é tipicamente clínico, uma vez que a associação de febre de início súbito com artralgia e/ou artrite intensa é altamente sugestiva, com elevada sensibilidade e valor preditivo positivo, em áreas onde a doença é endêmica e onde epidemias ocorram. Atualmente têm se tornado um problema de saúde pública já que tem sido a causa de diversas complicações neurológicas, cardiovasculares e renais graves

Objetivos

Descrever uma complicação renal aguda grave relacionada à Chikungunya em uma paciente hígida sem alterações renais prévias.

Caso

Paciente do sexo feminino, 60 anos, hipertensa prévia controlada,do lar, admitida com história de mialgia generalizada, febre 38°C – 39°C, poliartralgia difusa, anorexia e vômitos, com início há 5 dias. Evoluindo em 24 horas com disfagia para sólidos, dificuldade para deambular (necessitando de auxílio), sudorese fria e dispnéia aos grandes esforços. Ao exame apresentava-se com força muscular G2 e hiporreflexia patelar bilateral. Sistemas cardiovascular e digestivo dentro da normalidade. Eliminações fisiológicas preservadas.Exames admissionais mostrando níveis séricos de uréia, creatinina e potássio, respectivamente: 49 mg/dl (VR: 15 - 45), 1,0 mg/dl (VR: 0,4-1,2) e 4,5 mg/dl (VR: 3,7 - 5,1), e dosagem de CK – NAC 2313 (VR: 26 – 155). Após 03 dias de internação e resultado sorológico positivo para Chikungunya, a paciente evoluiu com piora do quadro, apresentando oligúria, hematúria e hipercalemia, necessitando de tratamento dialítico de urgência. Foram realizadas três sessões de hemodiálise, com melhora da diurese e da função renal.

Conclusões/Considerações finais

É necessário um maior entendimento da fisiopatologia desse arbovírus, uma vez que o diagnóstico precoce e o manejo clínico adequado são fundamentais no tratamento e na minimização das complicações secundárias a essa infecção viral.

Palavras-chave

Febre Chikungunya, lesão renal aguda, hemodiálise

Área

Clínica Médica

Autores

Luiz Eduardo Castro Oliveira, Giovana Tavares Gusmão, Leonardo Cardinot Meira, Lays Rosa Lindolpho, Mariana Vianna Ferraiuoli