15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

A INFLUÊNCIA DO ÍNDICE DE MASSA CORPORAL NAS CAUSAS DE MORTE SÚBITA

Fundamentação/Introdução

Atualmente, está se convergindo, nas pesquisadas científicas, a associação entre o índice de massa corporal (IMC) e problemas cardíacos e, como consequência, da morte súbita. Torna-se, portanto, importante ter consciência dessa relação, principalmente para os médicos generalista e médicos que atendem a rede pública de saúde, pois serão esses os médicos que farão a melhor estratégia de diminuir a taxa de mortalidade cardíaca: a prevenção. Considerando esse contexto de grande preocupação na prática médica, tem-se a seguinte pergunta de pesquisa: Qual a conduta médica para prevenir a morte cardíaca súbita em pacientes com IMC elevado?

Objetivos

Reunir e integrar informações sobre a conduta médica para a prevenção de morte cardíaca súbita em paciente com IMC elevado.

Delineamento e Métodos

Este trabalho trata-se de uma revisão de literatura integrativa. Foram utilizadas as bases de dados MEDLINE e LILACS pelos descritores “morte cardíaca súbita”, “índice de massa corporal” com o booleano “AND”. A busca foi feita para artigos entre 2015 e 2019 nos idiomas inglês, holandês, português e espanhol.

Resultados

Foram selecionados 7 artigos condizentes com a pergunta de pesquisa. Um dos artigos destaca que o alto índice de massa corporal é um dos fatores de risco para morte súbita 24 horas após um infarto agudo do miocárdio, contribuindo ainda mais para a relação do IMC e morte cardíaca súbita. Nesta revisão, todos os artigos concordam que há uma estreita relação do IMC com cardiomiopatias que elevam as chances de ocorrer morte cardíaca súbita.

Conclusões/Considerações finais

A prevenção de morte cardíaca súbita deve ser um dos objetivos para os profissionais de saúde, visto que há muitos estudos correlacionando o IMC com problemas cardíacos. Devemos, como profissionais de saúde, nos atentarmos no fator de risco que o IMC elevado causa para a morte cardíaca súbita, sendo, por isso, necessário abordar tal tema na saúde pública.

Palavras-chave

Índice de Massa Corporal; Morte Cardíaca Súbita

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdades Pequeno Príncipe - Paraná - Brasil

Autores

Tiago Calvis Siebert, Eloísa Gabriela Linke