15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

NÓDULO REUMATOIDE NA PLEURA: RELATO DE CASO E REVISÃO DE LITERATURA

Introdução/Fundamentos

O nódulo reumatoide consiste, histologicamente, de um material fibrinoide degenerado em localização central, com contorno serpiginoso cercado por histiócitos em paliçada. São normalmente encontrados no subcutâneo, mas já foram descritas situações não-usuais como no pâncreas, olhos, pulmão e pleura. A prevalência de nódulos reumatoides pulmonares é menor do que 1% em estudos radiográficos, sendo mais comum a presença de nódulos múltiplos nessa topografia. Os fatores de risco são os mesmos para nódulos subcutâneos, tais como tabagismo e níveis elevados de fator reumatoide.

Objetivos

Evidenciar a importância do rastreio de manifestações atípicas da artrite reumatoide, enriquecendo o olhar do leitor diante de quadros pulmonares que pressupõem uma variedade de diagnósticos diferenciais.

Caso

Masculino, 51 anos, tabagista. Procurou serviço de reumatologia no primeiro semestre de 2019 para investigação de dores em joelho esquerdo e outras articulações, além de sintomas como edema, rigidez matinal, inapetência e perda de peso. O paciente fazia uso de paracetamol, codeína e bupropiona.
Ao exame físico, mostrava-se descorado, eupneico, exame cardiopulmonar evidenciou diminuição de murmúrios vesiculares em base direita. No exame de articulações, havia importante edema e dor em interfalangeanas proximais, metacarpofalangeanas e punhos, joelhos, cotovelos e ombros. Paciente tinha derrame articular em joelho direito e cicatriz cirúrgica. O Raio X de mãos e punhos mostrou irregularidade radiocarpal e porose articular; Raio X de tórax mostrou velamento em base de pulmão direito. Fator reumatoide não reagente, VHS e leucócitos aumentados, DAS 28 8,46. Iniciada prednisona com posterior adição de metotrexato.
Na evolução, foi encaminhado para investigação de derrame pleural sob suspeita de tuberculose. Após realizada punção e biópsia de pleura, com achado de pleurite crônica exibindo histiócitos em paliçada, ausência de necrose e aglomerado neutrofílico, sugestivos de artrite reumatoide.

Conclusões/Considerações finais

A presença de nódulos reumatoides é mais frequente na artrite reumatoide inicial e é vista em 7% dos pacientes no momento do diagnóstico. A histologia do nódulo reumatoide é representativa de um processo granulomatoso imunomediado, que exibe uma área central de necrose cercada por macrófagos epitelioides em paliçada envoltos por tecido de granulação contendo linfócitos. A área central de necrose exibe uma grande população de HLA DR1, provavelmente de células endoteliais necróticas e macrófagos.

Palavras-chave

Artrite reumatoide. Histologia. Nódulo reumatoide.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade da região de joinville - UNIVILLE - Santa Catarina - Brasil

Autores

Alexandre Grunfeld Starling Jardim, Maria Luisa Hostin Volpi, Vinicius Ribas de Abreu, Leonora Zozula Blind Pope