15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Avaliação das lesões cutâneas atípicas em pacientes infectados com Chikungunya na fase aguda: clínica, histopatologia e detecção viral.

Fundamentação/Introdução

A febre Chikungunya, arbovirose emergente, tem transmissão descrita em vários países. Tornou-se problema de saúde pública, principalmente nos países em que ocorrem as epidemias, destacando-se o Brasil. Febre, rash cutâneo eritemato-papular, fadiga e dor articular são manifestações frequentes. São crescentes os relatos de manifestações atípicas e formas graves da doença. Entre elas, as manifestações dermatológicas recebem atenção especial.

Objetivos

Descrever quatro casos da febre Chikungunya, na fase aguda, com manifestações dermatológicas atípicas.

Delineamento e Métodos

Estudo observacional, sendo realizados registros fotográficos, coleta do sangue e biópsias das lesões cutâneas para avaliação histopatológica e descrição dos padrões inflamatórios, diagnóstico sorológico e molecular confirmatório para Chikungunya, anti-CHIKV ELISA IgM e RTq-PCR a partir da biópsia emblocada em parafina.

Resultados

CMLA, feminino, 59 anos, fofotipo III de Fitzpatrick, apresentou lesões dolorosas, vésico-pustulosas sobre base eritematosa e descamativa, bordas circinadas, nas regiões flexurais proximais dos membros, em padrão tricofitóide. AP, masculino, 67 anos, fototipo III, apresentou lesões pruriginosas, em placas eritemato-liquenificadas, escoriadas, no tronco e membros superiores, em padrão eczematoso. GCR, feminino, 26 anos, fototipo III, lesões em placas, eritemato-descamativas no tronco, em padrão psoriasiforme e manchas eritematosas e hipercrômicas flexurais. A paciente evoluiu com síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA) moderado, com paO2/fiO2<200 e infiltrados pulmonares bilaterais difusos na radiografia de tórax. IDCS, feminino, 59 anos, fototipo V, lesões pruriginosas, em placas, eritematosas e edematosas no abdome, em padrão urticariforme. A histopatologia revelou queratinócitos apoptóticos na epiderme com padrões variando desde dermatite psoriasiforme, dermatite perivascular superficial e perivascular profunda. Na derme, o infiltrado inflamatório constituiu-se por linfócitos, macrófagos, ocasionais eosinófilos e incontinência do pigmento.

Conclusões/Considerações finais

A febre Chikungunya pode manifestar-se com quadros clínicos atípicos, destacando-se os diferentes padrões dermatológicos entre outras manifestações clínicas como a SDRA. É essencial que o clínico esteja atento às manifestações da doença, suas formas de apresentação e evolução, com o objetivo de intervenção precoce e redução da incidência de complicações.

Palavras-chave

Chikungunya. Manifestação cutânea. Atípica.

Área

Clínica Médica

Instituições

Centro de Referência de Doenças Imuno-Infecciosas/ Hospital Plantadores de Cana - Rio de Janeiro - Brasil, Faculdade de Medicina de Campos/Hospital dos Plantadores de Cana - Rio de Janeiro - Brasil, Hospital Gafreé e Guinle/ Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil, Instituto Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Luciana Ferreira Araujo, Natália Gedeão Salomão, Anna Luiza Soares Young, Luiz josé Souza, Marciano Viana Paes