15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

PERITONITE LÚPICA COMO MANIFESTAÇÃO INICIAL NO LUPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO: UM RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

O LUPUS ERITEMATOSO SITÊMICO (LES) É UMA DOENÇA AUTOIMUNE SISTÊMICA, COM PREDOMINIO EM MULHERES JOVENS, CUJAS MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS PODEM SER VARIÁVEIS, COMO FADIGA, MIALGIA, FEBRE, PERDA PONDERAL E LINFADENOMEGALIAS. ALÉM DE ACOMETIMENTO DE SEROSAS, SENDO A PERITONITE UM EVENTO RARO, PRESENTE EM CERCA DE 16 % DOS CASOS.

Objetivos

RELATAR UM CASO DE LUPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO COM ASCITE COMO APRESENTAÇÃO INICIAL, DECORRENTE DE PERITONITE LÚPICA.

Caso

FEMININO, 39ANOS, NATURAL DA BAHIA. PROCUROU O PRONTO SOCORRO DEVIDO QUADRO DE DOR ABDOMINAL, DISTENSÃO E VÔMITOS. RELATAVA INVESTIGAÇÃO DE LINFONODO CERVICAL HÁ 3 MESES, COM ANATOMOPATOLÓGICO DESCRITO COMO HIPERPLASIA LINFOIDE. NA INTERNAÇÃO ATUAL REALIZOU EXAMES DE IMAGEM COMO TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE ABDOME E PELVE E ULTRASSOM ABDOMINAL, COM PRESENÇA DE LÍQUIDO ASCITICO. REALIZADA LAPAROTOMIA EXPLORADORA NEGATIVA, COM COLETA DE LÍQUIDO ASCITICO. TAL LÍQUIDO RESULTOU EM GASA <1, EXSUDATO, ALÉM DE PESQUISA DE CÉLULAS NEOPLÁSICAS E CULTURA NEGATIVAS. APÓS DISCRETA MELHORA CLÍNICA RECEBEU ALTA HOSPITALAR, PORÉM COM O RETORNO DOS SINTOMAS INICIAIS ASSOCIADA AO AUMENTO DO VOLUME ABDOMINAL E DISPNEIA FOI INTERNADA NOVAMENTE E REALIZADA PARACENTECE DE ALÍVIO. A RADIOGRAFIA DE TÓRAX EVIDENCIOU DERRAME PLEURAL BILATERAL, SUBMETIDA A TORACOCENTESE QUE APONTOU LÍQUIDO TRANSUDATO. EXAMES LABORATORIAIS APONTARAM ANEMIA HIPOCRÔMICA E MICROCÍTICA E PLAQUETOPENIA, LEVANTADA A HIPÓTESE DE LUPUS ERITEMATOSO SISTEMICO COM BASE NOS CRITERIOS DO AMERICAN COLLEGE OF RHEUMATOLOGY. TESTES REUMATOLÓGICOS ESPECÍFICOS RESULTARAM EM FATOR ANTINUCLEO (FAN): 1/1280 – PADRÃO NUCLEAR HOMOGÊNEO; ANTICORPO ANTI-dsDNA: 1/80 E HIPOCOMPLEMENTEMIA. FUNÇÃO RENAL PRESERVADA. FOI TRATADA COM CORTICOTERAPIA EM DOSE IMUNOSSUPRESSORA DURANTE 8 DIAS, RECEBEU ALTA COM CORTICOTERAPIA EM DOSE DE MANTUTENÇÃO (60 MG/DIA), FOI ENCAMINAHADA PARA SEGUIMENTO COM REUMATOLOGISTA E APRESENTOU MELHORA DOS SINTOMAS.

Conclusões/Considerações finais

A SEROSITES SÃO SINTOMAS COMUNS NO LES, ENQUANTO A PERITONITE LÚPICA POSSUI APRESENTAÇÃO MAIS RARA, PROVAVELMENTE POR SER SUBESTIMADA CLINICAMENTE. O RASTREIO É FEITO COM TESTES REUMATOLÓGICOS E CONFIRMADO PELA PRESENÇA DE AUTOANTICORPOS, SENDO O ANTI-dsDNA, MAIS ESPECÍFICO E ASSOCIADO A ATIVIDADE DE DOENÇA, ASSIM COMO A HIPOCOMPLEMENTEMIA. LOGO, A PRESENÇA DE SEROSITES DEVE NOS ATENTAR PARA A INVESTIGAÇÃO TAMBÉM DE DOENÇAS AUTOIMUNES.

Palavras-chave

LUPUS ERITEMATOSO SISTEMICO; PERITONITE LUPICA; FAN; ANTICORPO ANTI dsDNA

Área

Clínica Médica

Autores

ISADORA ROSE DANTAS SILVA, ELIZABETH ROMAO MONTEIRO ABDAL, LETICIA BARBOSA BUZATTO, CARLA ROMAGNOLLI, GABRIEL RIBEIRO SANTOS JUNIOR, DIONE CARDOSO SOUSA