15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Trombose de veia porta em paciente com diagnóstico de pancreatite aguda de etiologia alcoólica

Introdução/Fundamentos

Introdução/Fundamentos: A trombose da veia porta (TVPo) se refere a obstrução completa ou parcial do fluxo sanguíneo na veia porta devido a presença de um trombo na luz do vaso. Essa condição é bem tolerada e os pacientes são geralmente assintomáticos.

Objetivos

Objetivos: Descrever um caso de trombose de veia porta em um paciente com pancreatite aguda de etiologia alcoólica e o seu manejo clínico.

Caso

Caso: Paciente do sexo masculino, 57 anos, pardo, etilista, hipertenso, deu entrada em um pronto socorro municipal com quadro de dor súbita de moderada intensidade em abdome superior e náuseas. Ao exame físico apresentava abdome globoso, doloroso a palpação difusa, sem sinais de irritação peritoneal, ruídos hidroaéreos presentes, hepatimetria a 5 centímetros do rebordo costal direito, normotimpânico à percussão.
Os exames laboratoriais solicitados apresentaram aumento importante da amilase. Instituído diagnóstico de pancreatite, inicialmente classificada leve segundo os critérios de Apache e Ranson aplicados. Transferido posteriormente para um hospital de média complexidade para seguimento. Após 72 horas do início da dor foi realizada tomografia computadorizada de abdome com contraste endovenoso, a qual evidenciou: pancreatite edematosa, sem coleção, cauda e corpo do pâncreas com áreas hipocaptantes de contraste, densificação importante da gordura peripancreática, líquido na cavidade abdominal, cólon espessado difusamente e nefrograma estriado, sugerindo fortemente o diagnóstico de trombose de veia porta.
Realizado seguimento da pancreatite em enfermaria clínica, monitorando distúrbios de coagulação, hidroeletrolítico, exames de imagem e enzimas pancreáticas. Paciente manteve estável, seguindo acompanhamento clínico sem complicações. Optado tratamento com ácido acetilsalicílico 100 mg por dia, evoluindo com melhora clínica. Recebeu alta após 7 dias de internação com orientações para seguimento ambulatorial.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/Considerações finais: Pelo fato de os pacientes com TVPo, em sua fase crônica, serem muitas vezes assintomáticos, o diagnóstico é frequentemente um achado acidental de exame de imagem. As manifestações clínicas das doenças vasculares do sistema porta variam em função do grau de acometimento hepático. Pode ser assintomática em sua forma crônica, a qual compete nosso caso. O objetivo do tratamento é a correção dos fatores de risco, a prevenção da extensão da trombose e a obtenção da perviedade da veia porta.

Palavras-chave

Pancreatite, trombose e sistema porta

Área

Clínica Médica

Instituições

Santa Casa de Misericórdia de Patrocínio - Minas Gerais - Brasil

Autores

Ana Flávia Reis Costa, Felipe Melo Vieira, João Henrique Teixeira Machado, Michaella Justiniano Ribeiro Almada