15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Insuficiência hepática crônica agudizada está independentemente associada à mortalidade superior em pacientes com sangramento de varizes esofágicas

Fundamentação/Introdução

O sangramento de varizes esofágicas (EVB) é uma das complicações mais comuns da cirrose. É tratado com o uso de terlipressina mais bandagem de varizes. Identificar pacientes com uma grande chance de sobreviver é fundamental para alocar recursos no tratamento com precisão. O conceito emergente de insuficiência hepática crônica agudizada (IHCA) pode ser usado para identificar pacientes com baixa probabilidade de sobrevida.

Objetivos

Analisar variáveis associadas à sobrevida em pacientes internados por EVB.

Delineamento e Métodos

Coorte histórica. Foi realizada uma busca por todos os pacientes que receberam terlipressina em nosso hospital de 2010 a 2016. Cada gráfico foi revisado para determinar o diagnóstico de EVB. Os dados desses gráficos foram revisados e múltiplas variáveis foram coletadas. Uma análise multivariada de regressão de cox foi realizada para determinar a mortalidade.

Resultados

Foram incluídos 101 pacientes admitidos por EVB. A média de idade foi de 56 anos e 79% eram do sexo masculino. A causa mais comum de cirrose foi abuso de álcool (62%). A prevalência de IHCA foi de 44%. Destes, 35% em grau 1, 50% em grau 2 e 15% em grau 3. Respectivamente, a mortalidade de 30 dias, 90 dias e 365 dias foi de 14%, 22% e 30% para IHCA ausente; 57%, 57 % e 85% para IHCA grau 1; 70%, 70% e 70% para IHCA grau 2; e 83%, 83% e 100% para IHCA grau 3. Na análise multivariada, o não uso prévio de propranolol, o grau de IHCA e o escore MELD foram associados à maior mortalidade em 30 dias, enquanto o não uso prévio de propranolol, o grau IHCA, o escore Child-Pugh e o escore MELD foram associados a maior mortalidade em 90 dias. O tempo porta-endoscopia médio foi de 31 horas nessa coorte e não teve impacto na mortalidade.

Conclusões/Considerações finais

É importante observar de perto os pacientes com IHCA e EVB devido a taxas mais altas de mortalidade. Além disso, o uso prévio de propranolol nesta coorte foi associado a menor mortalidade.

Palavras-chave

varizes esofágicas, Insuficiência hepática, terlipressina.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade de Caxias do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Luisa Nichele de Godoi da Silva, Jonathan Soldera, Alana Zulian Terres, Louise Zanotto Eberhardt, Ana Laura Facco Muscope, Rafael Sartori Balbinot