15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Diálise peritoneal – Urgent x Early Start – perfil dos pacientes e desfechos após 6 meses na terapia.

Fundamentação/Introdução

Pacientes com doença renal crônica (DRC), muitas vezes necessitam iniciar diálise de forma urgente, ou por demora no acesso ao especialista ou por desconhecimento da doença. Nestas situações, a hemodiálise é a terapia mais utilizada. Entretanto, a diálise peritoneal (DP) vem se mostrando uma modalidade eficiente e segura mesmo quando seu início ocorre logo após o implante do cateter de Tenckhoff.

Objetivos

Comparar o perfil dos pacientes em DP que iniciaram diálise nos programas DP - Urgent start (DP-US) e DP-Early start (DP-ES). Avaliar a ocorrência de complicaçãos nos primeiros 30 dias da terapia. Comparar os desfechos como sobrevida da técnica e internações nos 6 primeiros meses de tratamento.

Delineamento e Métodos

Estudo de coorte realizado em pacientes de um serviço de DP na cidade de Joinville-SC. Paciente adultos, que iniciaram DP (Outubro-2016 e Janeiro-2019) de maneira não planejada foram incluídos no estudo. Foram classificados como DP urgent start (DP-US) aqueles pacientes que iniciaram DP até 48 horas do implante do cateter de Tenckhoff e DP early start (DP-ES) aqueles que iniciaram DP entre 48 horas-14 dias após o procedimento. Características clinicas e demográficas foram comparadas entre os dois grupos (testes Qui-quadrado - variáveis qualitativas e teste t-student - variáveis quantitativas). Foram avaliadas a ocorrência de complicações nos primeiros 30 dias, e os desfechos (sobrevida da técnica e internação – Kaplan-meier análises) em 6 meses do início da DP.

Resultados

Foram analisados 72 pacientes, 42 (58.4%) iniciaram diálise DP-US. O tempo médio entre a colocação do cateter e o início da DP foi de 0,71± 0,71 dias na DP-US e 5.03±1,92 dias na DP-ES (p<0.001). Os pacientes da DP-US eram mais jovens que os da DP-ES (50.3 ± 15.1x 57.4± 14.5 anos, p=0.05). Nas demais variáveis analisadas, não houve diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos. Da mesma forma, não houve diferenças entre as complicações em 30 dias (2 eventos na DP-US x 1 evento na DP-ES). A sobrevida da técnica e a taxa de hospitalização foi semelhante.

Conclusões/Considerações finais

O perfil dos pacientes que iniciaram DP de maneira urgente (DP-US) ou precoce (DP-ES) foi semelhante. Ambos grupos apresentaram similares desfechos em 6 meses de terapia, independente do tempo de início da terapia após a colocação do cateter.

Palavras-chave

diálise peritoneal, early start, urgent start

Área

Clínica Médica

Instituições

Fundação Pró-Rim - Santa Catarina - Brasil

Autores

Bruna Cordeiro Tonial, Pedro Eugenio Deboni Daudt, Izabel Ribeiro, Helen Caroline Ferreira, Fabiana Baggio Nerbass, Viviane Calice-Silva