15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Medicina Nuclear: importância da cintilografia óssea no diagnóstico e estadiamento do câncer

Fundamentação/Introdução

Introdução: A metástase óssea é responsável por mais de 99% dos tumores malignos que acometem o osso. Surgem com maior frequência os carcinomas de mama (49%), seguido por próstata, pulmão, rim e tireóide. A importância da cintilografia óssea complementa o estadiamento clínico da doença, mapeando todo o esqueleto e definindo se a lesão em questão é única ou múltipla. A investigação por cintilografia faz diagnóstico de lesões ósseas com precocidade de até 4 meses em relação à radiografia simples.

Objetivos

Objetivos: Identificar a ocorrência de metástase óssea em pacientes oncológicos submetidos a cintilografia em clínica de medicina nuclear de Lages - Santa Catarina (SC), de 2012 a 2019; levantar o perfil sócio demográfico dos pacientes; avaliar a prevalência/incidência dos tipos de câncer com diagnóstico de metástase por cintilografia óssea e comparar resultados com dados epidemiológicos comprovados.

Delineamento e Métodos

Métodos: Pesquisa quantitativa em andamento, do tipo exploratório-descritivo, cujas informações são obtidas a partir de um banco de dados (dados secundários) fornecido por clínica de medicina nuclear em Lages - SC. A amostra é composta de dados de pacientes que realizaram exame de cintilografia óssea na referida clínica no período compreendido entre fevereiro de 2012 a fevereiro de 2019, totalizando aproximadamente 3391 pacientes.

Resultados

Resultados: Até o momento foram coletados dados de exames realizados em 2018 de 182 pacientes, dos quais 79 eram homens (43,4%) e 103 mulheres (56,5%). Em 65 pacientes, o câncer (CA) primário foi o de próstata (35,7%), em 50,5%, o de mama, em 4,3%, o de pulmão, 3,8% o de rim. CA de Cólon foi primário em 2,74%. 1,6% de melanoma. Osso, bexiga, colo uterino e mieloma múltiplo representam 0,54% cada. Do total de pacientes, 57 foram positivos para metástase óssea por meio da cintilografia, representando 31,3%. Destes 57 pacientes, 29 apresentaram múltiplos focos de metástase óssea (50,8%), sendo os arcos costais as regiões mais acometidas (54,3%).

Conclusões/Considerações finais

Conclusões: Pelo número de exames analisados até o momento, pode-se perceber que a incidência de metástases entre os pacientes que realizam a cintilografia óssea é grande. Também confirmou-se que os 2 tipos de cânceres que mais apresentam metástases ósseas são as neoplasias de próstata e de mama, dado que corrobora com os obtidos com a revisão bibliográfica acerca do assunto. Aguarda-se a tabulação dos demais exames para análise de mais dados e comparação destes com os já publicados sobre esse tema.

Palavras-chave

Medicina nuclear; cintilografia; metástase neoplásica.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade do Planalto Catarinense - Santa Catarina - Brasil

Autores

Mauricio Tonial, Graziela Társis Araujo Carvalho, Genocir Franke, Denise Krieger, Jéssica Lie Utiamada, Isabella Tércia Müller