15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

COMPARAÇÃO ENTRE OS NÚMEROS DE INTERNAÇÕES E ÓBITOS POR NEOPLASIA MALIGNA DE CÓLON NAS CINCO REGIÕES BRASILEIRAS EM 2017

Fundamentação/Introdução

O câncer de cólon é uma doença com etiologia extremamente complexa e não devidamente definida, envolvendo fatores genéticos e ambientais. Apresenta maior incidência nos países ocidentais, onde a dieta é excessivamente composta de gorduras e proteínas de origem animal e pobre em fibras. Em todo o Brasil, ele ocupa do sexto lugar entre as neoplasias malignas mais comuns, contudo apresenta variações entre as diferentes regiões e estados brasileiros, tanto em incidência quanto mortalidade.

Objetivos

Relacionar o número de óbitos com o número de internações nas cinco diferentes regiões do Brasil no ano de 2017 ocasionados pela neoplasia maligna de cólon.

Delineamento e Métodos

Os valores foram obtidos no site do DATASUS para o período de todo o ano 2017. Primeiramente, os dados foram organizados por número de internações por região brasileira para a neoplasia maligna de cólon. Em seguida, coletou-se os dados por número de óbitos por região brasileira para a mesma doença.

Resultados

Os resultados mostraram discrepantes variações em relação ao número de internações. A região Norte registrou 923 internações por neoplasia maligna de cólon em 2017, enquanto na região Sudeste foram 21.303. As demais regiões, segundo os dados, registraram 6.566, no Nordeste, 15.000, no Sul, e 2.559, no Centro-Oeste, resultando num total de 46.351 internações no ano de 2017 em todo o Brasil. Já sobre o número de óbitos, observou-se 3.742 em todo o território nacional no mesmo ano, sendo 100 na região Norte, 437 no Nordeste, 2.091 no Sudeste, 897 no Sul e 217 no Centro-Oeste. Proporcionalmente, o Norte apresenta maior taxa de mortalidade dentre as regiões, apesar de ter a menor quantidade de internações.

Conclusões/Considerações finais

Podemos concluir que, no ano de 2017, o maior número de internações e óbitos por neoplasia maligna de cólon ocorreram no Sudeste, contudo, o Norte apresentou a maior taxa de mortalidade do país.

Palavras-chave

internação; morte; neoplasia de cólon.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Tiradentes - Sergipe - Brasil

Autores

Luana Silva Santana, Catarina Fagundes Moreira, Ana Isabel Machado Freitas, Esther Santos, Ketly Anne Sá