15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Hérnia diafragmática após trauma contuso: relato de caso

Introdução/Fundamentos

A hérnia diafragmática traumática (HDT) consiste no deslocamento de estruturas abdominais, através do diafragma, para a cavidade torácica. Pode decorrer de traumas contusos, quando há um aumento de pressão abdominal sobre as cúpulas do diafragma, principalmente em acidentes automobilísticos ou ainda de traumas penetrantes, por armas brancas ou armas de fogo.
É uma condição relativamente rara, que exige atenção. Dificuldades em sua detecção inicial podem levar ao retardo diagnóstico e evolução do quadro para fases latentes ou tardias, em que o paciente poderá apresentar sintomas respiratórios ou gastrointestinais meses após o trauma, além do risco de obstrução e estrangulamento de vísceras.

Objetivos

O presente trabalho possui como objetivo relatar um caso de HDT na junção toracoabdominal esquerda após trauma contuso cujo diagnóstico e conduta foram precoces, evitando maiores complicações.

Caso

P.S.G.M., masculino, 48 anos, politraumatizado, vítima de acidente automobilístico, deu entrada no Hospital Municipal São José de Joinville- SC referindo dor em quadril e ombro esquerdos. Ao exame físico apresentava crepitação em topografia de clavícula esquerda com sinais de enfisema em terço superior do hemitórax esquerdo, além de dor à palpação da articulação coxofemoral ipsilateral. Possuía com murmúrios vesiculares reduzidos à esquerda e abdome doloroso à palpação profunda em hipocôndrio esquerdo. Tomografia computadorizada demonstrou presença de herniação de estômago para hemitórax esquerdo sendo indicada laparotomia exploratória de emergência, a qual evidenciou a presença de hérnia diafragmática com projeção estomacal através do defeito, assim, foi realizada sua rafia e também a colocação de um dreno de tórax à esquerda. O ato cirúrgico decorreu sem intercorrências e o paciente evoluiu bem no pós- operatório, recebendo alta 7 dias após a admissão.

Conclusões/Considerações finais

Acidente automobilístico é uma das principais causas de hernia diafragmática por trauma contuso. O conhecimento a respeito desta condição é de grande importância por conta da necessidade de diagnóstico e intervenção precoces, que impedem desfechos desfavoráveis, como a progressão do mecanismo compressivo para o tórax, alterando a dinâmica da respiração, risco de lesões viscerais, alterações hemodinâmicas e de cronificação. Sendo assim, a abordagem cirúrgica imediata é mandatória e foi o que permitiu a boa evolução do paciente.

Palavras-chave

hérnia diafragmática; hérnia diafragmática traumática; contusões; diafragma; hérnia

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade da Região de Joinville - Santa Catarina - Brasil

Autores

Beatriz Sordi Chara, Claudia Theis, Valéria Catharina Theodorovitz, Thais Nazario Menegaz, Cristian Anselmo Trevisan, Paulo Eduardo Zanoni