15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: COLANGITE BILIAR PRIMÁRIA COM AUTOANTICORPOS NEGATIVOS

Introdução/Fundamentos

A colangite biliar primária (CBP) é uma doença hepática, autoimune, crônica, que leva a destruição progressiva dos ductos biliares intra-hepáticos de pequenos e médios calibres, resultando em inflamação portal e fibrose. Metade dos pacientes são assintomáticos no momento do diagnóstico, sendo fadiga e prurido os sintomas mais comuns.

Objetivos

Descrever um relato de caso com sobreposição de doença vesicular litiásica e CBP; demonstrar a importância da biopsia para diagnóstico, pois os anticorpos podem ser negativos.

Caso

J.G.C.C, 33 anos, mulher, hígida, nega uso de medicações, etilista social. Alega que em fevereiro de 2019 iniciou com dor em região epigástrica, recorrente e de moderada intensidade. Evoluiu com piora da dor, com irradiação para hipocôndrio direito em abril de 2019, icterícia, colúria, naúseas e vômitos. No Pronto Atendimento, exames laboratoriais evidenciaram bilirrubina total de 7.5mg/dl, com predomínio de direta. Ao Ultrassom de abdome, sinais de colecistite litíasica. Colangioressonância com presença de colelitíase e dilatação do colédoco. Realizada colecistectomia. Após procedimento, evoluiu com elevação de bilirrubinas. Iniciada pesquisa para hepatites e doenças auto imunes. Devido persistência de sintomas e elevação de bilirrubinas, iniciado corticoide e colestiramina. Sorologias e auto-anticorpos negativos. Submetida a biópsia hepática, com espaço porta alargado, reação inflamatoria crônica granulomatosa com infiltrado linfoplasmocitário e eosinofílico. Dessa forma, fechado diagnóstico de colangite biliar primária. Prescrito ácido ursodexocólico, com queda progressiva dos valores da bilirrubina e melhora dos sintomas colestáticos.

Conclusões/Considerações finais

A CBP é uma doença que acomete preferencialmente mulheres entre 30 e 50 anos, compatível com o caso relatado. A paciente apresentou os sintomas característicos da doença. Entretanto, o diagnóstico inicial foi de colelitíase, devido sobreposição das doenças e alterações em exames de imagem. Os autoanticorpos encontram-se presentes em mais de 75 dos casos, mas na paciente deste relato ambos anticorpos foram negativos. Sendo assim, o diagnóstico foi dado baseando-se na apresentação clínica e, principalmente, com o resultado da biópsia.

Palavras-chave

colangite biliar;doença hepatica; biopsia hepatica

Área

Clínica Médica

Instituições

HOSPITAL SANTA RITA - Minas Gerais - Brasil

Autores

MARCIA CRISTINA ALMEIDA SOARES, MATHEUS GUIMARAES CAIRES, DINAMARA VALADARES ASSIS, LEANDRO OLIVEIRA COSTA, LUCY ANA SANTOS FONSECA, LAYLA FAINE NOGUEIRA FERREIRA