15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Linfoma de Hodgkin mimetizando neoplasia de mama: relato de caso

Introdução/Fundamentos

Linfoma de Hodgkin é uma neoplasia originada no sistema linfático e geralmente se espalha de forma ordenada entre os grupos de linfonodos por meio dos vasos linfáticos. Apresenta-se normalmente com adenopatia indolor, cervical ou supraclavicular, além de sintomas sistêmicos como febre, sudorese noturna e perda de peso.

Objetivos

Descrever o caso de uma paciente com diagnóstico de Linfoma de Hodgkin mimetizando neoplasia de mama.

Caso

Mulher, 60 anos, admitida em hospital terciário para investigação de linfonodomegalias axilares inicialmente à esquerda há 2 anos, com aumento progressivo em 1 ano e prurido associado. Relatava ainda febre vespertina intermitente, perda de peso, hiporexia e dores ósseas de caráter difuso. Evoluiu com persistência do prurido e progressão de linfonodomegalias cervicais, inguinais e supraclaviculares. Posteriormente, apresentou derrame pleural volumoso à esquerda, tratado com toracocentese. À admissão, encontra-se agitada, taquipneica, com intenso prurido generalizado e lesões traumáticas difusas. Exibe mamas assimétricas, com a mama esquerda mais volumosa e de aspecto infiltrado. Observou-se ainda adenomegalias de características móveis, fibroelásticas, indolores e não aderidas a planos profundos; além de turgência jugular, refluxo hepato-jugular e sinal de Kussmaul. Apresentava ainda edema assimétrico em membros superiores, com grau 1+/4 à esquerda. Tomografia de tórax evidenciou derrame pleural bilateral e linfonodomegalias axilares à esquerda, medindo a maior em torno de 3,2 centímetros (cm) de largura por 1,9 cm de comprimento, associada à densificação amorfa de planos gordurosos por material amorfo denso. À ultrassonografia de mamas, presença de edema cutâneo e subcutâneo na mama esquerda e ausência de nódulos mamários. Biópsia de massa mediastinal demonstrou proliferação de caráter reacional. A partir de tais resultados, paciente obteve diagnóstico de linfoma de Hodgkin, sendo encaminhada para seguimento terapêutico em hospital de referência.

Conclusões/Considerações finais

Desse modo, o caso revelou-se em um paciente do sexo feminino com manifestações clínicas que levaram à suspeita de neoplasia de mama inicialmente. A investigação completa é fundamental, sendo a biópsia imprescindível para o diagnóstico específico.

Palavras-chave

Doença de Hodgkin. Diagnóstico. Neoplasias.

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Geral César Cals - Ceará - Brasil, Universidade de Fortaleza - UNIFOR - Ceará - Brasil

Autores

Tadeu Gonçalves de Lima, Tatiane Vieira Carneiro, Bruna Soares Praxedes, Karla Rafaelly de Vasconcelos Costa, Pedro Sabóia Neto, Francisco Mozart Rolim de Souza