15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA POR FAIXA ETÁRIA DA PREVALÊNCIA DE INTERNAÇÕES POR INSUFICIÊNCIA CARDÍACA NA REGIÃO SUL DO BRASIL DE 2014 A 2018

Fundamentação/Introdução

A população idosa do Brasil está crescendo e, com isso, observa-se um aumento da incidência de doenças, como doenças cardiovasculares. Dentre elas se destaca a Insuficiência Cardíaca, doença de curso progressivo, com alta morbidade e mortalidade, que, em pacientes idosos, compromete sua qualidade de vida e funcionalidade. Por isso, um diagnóstico clínico bem executado é importante para redução dos impactos da doença nessa população.

Objetivos

Analisar a prevalência de internações por Insuficiência Cardíaca na região Sul do país e sua relação com faixas etárias em pacientes idosos (acima de 60 anos), homens e mulheres, para o período de 2014 a 2018. Assim como realizar uma análise longitudinal dessa prevalência.

Delineamento e Métodos

Este é um estudo ecológico descritivo em que os dados foram obtidos do Sistema de Informações de Saúde (TABNET) a partir da aba Morbidade Hospitalar do SUS. Foram escolhidos os estados Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Na sessão linha foi selecionada a opção de faixas etárias e na opção coluna foi selecionada a variável sexo. Para o conteúdo foi escolhida a opção de Internações. A amostra foi gerada para o período de 2014 até 2018. A categoria escolhida foi Lista de Morbidades CID-10: Insuficiência Cardíaca. A análise longitudinal da prevalência dessas internações foi feita em cada estado para o mesmo período proposto.

Resultados

Um total de 241928 internações ocorreram no período estudado. O estado com maior prevalência foi o Paraná (109778), enquanto o estado com menor prevalência foi Santa Catarina (47498). A análise dos sexos mostra uma prevalência maior em mulheres (52,5%). A análise da faixa etária mostra que a população idosa, acima de 60 anos, representa 77,65% do total de internações, sendo que a faixa etária específica mais afetada é de 70 a 79 anos com 70642 internações. A análise longitudinal revela uma recente queda de 7% entre 2017 e 2018 com tendência estável nos anos anteriores.

Conclusões/Considerações finais

Nosso estudo revela uma recente queda nos valores absolutos de internações por Insuficiência Cardíaca na região Sul do país, mas ainda assim uma parcela considerável dessas internações ocorre com pacientes idosos, sendo uma massiva maioria com 77% do total. É necessário que na prática clínica o profissional da saúde esteja atento para as tendências de envelhecimento da população e, com isso, doenças mais prevalentes nessas faixas etárias, de maneira a contribuir para uma boa execução do diagnóstico clínico.

Palavras-chave

idosos; insuficiência cardíaca; doenças cardiovasculares

Área

Clínica Médica

Autores

Lya de Oliveira Coelho, Débora Fontenele Alves, Gustavo Pessoa Pinto, Francisca Thalia Magalhães Rodrigues, Thales Davi Domingos da Silva