15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Relato de caso: tremor essencial em paciente de 62 anos diagnosticada previamente com doença de Parkinson por 15 anos.

Introdução/Fundamentos

Introdução: A doença de Parkinson (DP) caracteriza-se por acinesia, rigidez, instabilidade postural e tremor de repouso assimétrico e unilateral. O principal diagnóstico diferencial é o tremor essencial (TE), uma das patologias mais comuns do sistema nervoso, sendo definido por um tremor de ação, bilateral, simétrico, persistente, e afeta frequentemente braços e cabeça.

Objetivos

Objetivos: O objetivo deste estudo é relatar o caso de paciente previamente diagnosticada com DP por 15 anos, tendo como atual diagnóstico TE.

Caso

Caso: C.H.C.A., feminino, 62 anos, procura atendimento médico para acompanhar DP, diagnosticada há 15 anos. Iniciou com tremores em membros superiores e mandíbula, e, atualmente, apresenta tremor generalizado, bradicinesia e dificuldade para iniciar marcha, além de instabilidade postural, disartria, fadiga e diminuição da concentração. Possuía diagnóstico de depressão com sintomas psicóticos há 8 anos e fazia uso de levodopa + carbidopa 175mg/1750mg por dia, sendo esta dose automedicada, clonazepam 2mg/dia, fluoxetina 20mg/dia e uso prévio de clozapina há mais de 15 anos. Ao exame físico, paciente conseguia se levantar da cadeira sem o apoio das mãos, apresentava fala e marcha lentificadas, tremor de repouso em membros superiores e inferiores, boca e língua, força preservada e sem rigidez. Foi solicitada tomografia computadorizada de crânio, que evidenciou apenas sinais de redução volumétrica encefálica incipiente. Após análise do quadro, foi descartado o diagnóstico de DP e considerou-se TE, exacerbado pelo quadro depressivo não controlado. Assim, manteve-se clonazepam 2mg/dia e foi feito desmame de levodopa + carbidopa, com redução progressiva da dose durante 6 meses e depois cessado seu uso. Houve tentativa de controle dos tremores com propranolol, porém, não foi tolerado pela paciente, sendo alcançado o controle quando aumentou-se fluoxetina para 60 mg/dia e introduziu-se primidona 100 mg/dia, resultando em diminuição dos tremores e da astenia e melhora na deambulação e na articulação das palavras.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões: O conhecimento sobre os diagnósticos diferenciais se mostrou imprescindível na descrição do caso, uma vez que essa correlação permitiu o diagnóstico correto da paciente, mesmo após 15 anos de tratamento. Isso só foi possível por meio da anamnese e exame físico direcionados e uma abordagem biopsicossocial, obtendo-se controle após desmame da medicação anterior e controle não só do TE, mas também do quadro psiquiátrico.

Palavras-chave

Tremor; Doença de Parkinson; Tremor essencial.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade de Uberaba - Minas Gerais - Brasil

Autores

Caroline Pereira Santos, Ana Laura Oliveira de Resende, Marina Vieira Francischetti, Luisa Rodrigues de Oliveira Saramago, Edson de Sousa Marquez