15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Malformação uterina (útero bicorno) e gravidez

Introdução/Fundamentos

O útero e seus apêndices são um local comum para anormalidades congênitas, embora no seu conjunto sejam consideradas raras. Uma destas alterações é o útero bicorno, uma condição que pode estar associada a uma evolução obstétrica adversa.

Objetivos

Relatar a gestação em uma mulher portadora de uma malformação uterina, no caso um útero bicorno.

Caso

A gestante era uma mulher obesa de 24 anos (apresentava um índice de massa corporal de 34). Ela estava em sua primeira gestação. Ela era sabidamente portadora de útero bicorno, sendo que a avaliação ultrassonográfica identificou gestação no corno direito do útero. O rastreio de primeiro trimestre havia sido normal (a medida da translucência nucal foi de 1,2 mm). Ela chegou a fazer uso de utrogestan por 18 dias. A revisão da anatomia fetal e das vias urinárias materna, através do ultrassom, com 28 semanas e 5 dias de gravidez, foram normais. O feto mostrava-se em apresentação cefálica, com peso no percentil 50. O líquido amniótico era normal. A paciente foi hospitalizada com 34 semanas e 5 dias de gestação por bolsa rota. A criança, um menino, nasceu no mesmo dia de parto normal, pesando 2400 gramas e com escores de Apgar de 8 no primeiro minuto e de 9 no quinto. O Capurro foi compatível com 35 semanas e 5 dias de gestação. O bebê acabou sendo hospitalizado na unidade de tratamento intensivo neonatal devido a um quadro de sepse. Apresentou, a seguir, uma boa evolução clínica.

Conclusões/Considerações finais

As gestações em mulheres portadoras de útero bicorno são frequentemente acompanhadas, tal como observado em nosso, de parto prematuro. Chamamos a atenção também para a avaliação do trato urinário materno, à procura de malformações, devido à associação destas com o útero bicorno. Isto pode ter importantes implicações sobre o manejo da gestante.

Palavras-chave

útero bicorno, malformação, gestação, parto prematuro

Área

Clínica Médica

Instituições

HMIPV - Rio Grande do Sul - Brasil, ISCMPA - Rio Grande do Sul - Brasil, UFCSPA - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Laura Fuchs, Brendha Martins Lessa, André Campos da Cunha, Paulo Ricardo Gazzola Zen, Rafael Fabiano Machado Rosa