15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Manifestações cutâneas na Doença de Behçet: Relato de caso

Introdução/Fundamentos

A Doença de Behçet (DB) é uma vasculite rara, de etiologia desconhecida, que se caracteriza pela presença de úlceras orogenitais e manifestações cutâneas diversas, podendo acometer múltiplos sistemas. A confirmação do diagnóstico é baseada na clínica e na exclusão de diagnósticos diferenciais, e a terapêutica com corticosteroides é a de escolha em grande parte dos casos.

Objetivos

Relatar caso de DB no município de Joinville/SC e ressaltar a importância do conhecimento da doença para diagnóstico precoce e tratamento adequado.

Caso

Mulher, 50 anos, com diagnóstico de DB há 6 anos. Iniciou o quadro com vesículas em ouvidos e região orogenital que desapareceram temporariamente com o uso de prednisona 20 mg/dia, via oral. Atualmente, vem encaminhada para a dermatologia por suspeita de pênfigo, apresentando máculas eritemato-descamativas em regiões inframamária e inguinal esquerdas. Refere que as lesões não são pruriginosas, porém causam dor e ardência local. Apresenta biópsia cutânea evidenciando dermatite neutrofílica com erosão superficial e venulite. Na ocasião foi prescrito, para uso tópico, propionato de halobetasol 0,05 mg/g e nitrato de isoconazol 10 mg/g. Após uma semana, paciente retorna assintomática e com melhora aparente das lesões, sendo mantido o tratamento dermatológico por mais duas semanas.

Conclusões/Considerações finais

Apesar da Doença de Behçet ter diagnóstico clínico, em alguns casos a biópsia cutânea é necessária para diferenciação com outras patologias de apresentação semelhante, como pênfigo.
Conforme relatado, o tratamento com corticosteroides nem sempre precisa ser sistêmico. Em muitos pacientes, o uso de glicocorticoides tópicos alta potência em curativos oclusivos é suficiente para controle dos sintomas, evitando assim maiores efeitos adversos.

Palavras-chave

Doença de Behçet

Área

Clínica Médica

Autores

Isabela Carolina Bohn Borba, Taynara Cristina da Cruz Ferreira, Raquel Bissacotti Steglich