15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Relato de caso – Insuficiência Cardíaca Descompensada por Taquicardia Atrial em Portador de Transposição de grandes vasos corrigida cirurgicamente

Introdução/Fundamentos

As cardiopatias congênitas apresentam prevalência de 4,8/1.000 nascidos na América Latina, sendo que 5% a 7% dos quais apresentam transposição dos grandes vasos (TGA), definida anatomicamente por concordância atrioventricular e discordância ventriculoarterial.
A TGA deve ser corrigida, preferencialmente no período neonatal, sendo e cirurgia de Jatene o tratamento de escolha. A correção após o período neonatal, é feita com a técnica de Sennig, a qual pelo fato de utilizar apenas tecidos autólogos, permitiu que a maioria dos pacientes atingisse a idade adulta, com 88% de sobrevida após 20 anos e com uma mortalidade tardia de 9,4%.

Objetivos

Relatar o caso de um paciente com cardiopatia congênita (TGA) corrigida após o período neonatal com a técnica de Senning, apresentando quadro de insuficiência cardíaca descompensada por taquicardia atrial.

Caso

G.P. Masculino, 23 anos. Atendido por taquicardia irregular, dispneia progressiva iniciados há 3 dias, medicado e encaminhado ao hospital de referência com ECG: taquicardia atrial com condução átrio-ventricular variável. Histórico de cirurgia cardíaca aos 9 meses e perda de seguimento. Evoluiu com FC 200bpm, novo ECG evidenciou taquicardia atrial com condução AV 2:1. Realizado 3 ciclos de adenosina sem retorno para ritmo sinusal. Ao ecocardiograma transtorácico apresentou fração de ejeção 57%, pós-operatório de cirurgia de Jatene, correção de defeito no septo interatrial, disfunção ventricular direita, espessamento das paredes cardíacas, regurgitação pulmonar e aórtica. O ecocardiograma transesofágico demostrou pós-operatório de cirurgia de Senning, aumento AD e VD, VD hipertrófico (FE<35%), insuficiência mitral, insuficiência valvar pulmonar e aórtica moderada. Iniciado Amiodarona 200mg/dia, Enalapril 20mg e substituído Metoprolol por Bisoprolol 2,5mg/ dia para controle e manutenção da FC e solicitado RNM com FR 61%, VD aumentado e hipertrofia com função sistólica no limite inferior e insuficiência tricúspide. Retorno ao ritmo sinusal apenas com a cardioversão química com Amiodarona.

Conclusões/Considerações finais

Assim sendo, a importância da descrição do caso se dá, principalmente, pela apresentação de uma cardiopatia congênita corrigida após o período neonatal com a técnica de Sennig e que apresentou perda de seguimento médico e levando, consequentemente, a complicações. Evidenciando-se assim a importância do conhecimento da técnica cirúrgica de correção e as suas complicações mais frequentes, pois pode ser motivo de descompensação cardíaca do portador.

Palavras-chave

Transposição de grandes vasos, Taquicardia atrial, Cirurgia de Jatene, Cirurgia de Sennig

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Regional Hans Dieter Schmidt - Santa Catarina - Brasil, UNIVILLE - Santa Catarina - Brasil

Autores

ALESSANDRA DE OLIVEIRA DA SILVA, NÁDIA AMORIM MACHADO, LUIZA PIVA, KARILA SCARDUELLI LUCIANO, RAFAEL DE MARCH RONSONI