15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Doença de Still no Adulto após infecção por Vírus Chikugunya

Introdução/Fundamentos

A etiologia da Doença de Still do Adulto (DSA) é desconhecida, fatores genéticos e fatores desencadeantes infecciosos foram sugeridos como importantes. A doença causada pelo vírus Chikungunya (CHIKV) é considerada epidêmica no Brasil e tem sido relatada como fator de gatilho para diversas doenças reumatológicas.

Objetivos

Relatar o caso de uma mulher de 54 anos que foi diagnosticada com DAS três anos após a infecção por CHIKV.

Caso

Mulher, 54 anos, apresentou episódio de Chikungunya há três anos documentada através de sorologia. Desde então apresentava persistência de artralgia/artrite em joelhos e tornozelos diariamente, conduzidos como artropatia crônica pós-Chikungunya. Nos últimos 40 dias evoluiu com odinofagia, picos febris diários, linfonodomegalia em cadeias cervicais, poliartrite simétrica de pequenas e grandes articulações e exantema máculo-papular difuso, não pruriginoso de cor salmão. Exames complementares evidenciaram anemia normo/normo, leucocitose com neutrofilia, ferritina 18.412, ferro sérico 38, DHL 935, TGO/TGP 74/49, sorologias para HIV, sífilis, hepatites B e C não reagentes, PCR para CMV negativo. FAN e fator reumatoide em baixos títulos, hemoculturas negativas. ECOTT e radiografia de mãos e punhos sem alterações. Mielograma: medula óssea hipercelular, com uma figura de hemofagocitose, sem células estranhas ao parênquima medular, pesquisa de parasitas negativa. TC de tórax e abdome: baço de aspecto homogêneo, com índice esplênico de 767cm3 (VR480 cm3). Pet-CT: Hipermetabolismo na medula óssea, baço, linfonodos na axila direita, ilíacos e articulações do joelho esquerdo e dos pés. Estudo anatomopatológico da medula óssea: normocelular com frequentes macrófagos intersticiais. Realizado diagnóstico de DSA e introduzida corticoterapia com remissão completa da sintomatologia.

Conclusões/Considerações finais

O diagnóstico da DSA é de exclusão. Os critérios de Yamaguchi têm a maior sensibilidade para o diagnóstico. O caso apresentado preenche os quatro critérios maiores e quatro dos cinco critérios menores. Trata-se de um caso singular no qual a infecção pelo CHIKV pode ter sido o gatilho imunológico para evolução da DSA. Apesar de escassos os relatos na literatura desta relação, já é bem estabelecido os casos de artrite reumatoide diagnosticados após quadro de Chikungunya. Como o hiato entre a infecção por CHIKV e a doença reumatológica foi longa, não se descarta que a DSA é independente da infecção.

Palavras-chave

Doença de Still no Adulto, Chikugunya

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital das Clínicas - UFPE - Pernambuco - Brasil

Autores

MATHEUS AUGUSTO DE OLIVEIRA AMORIM, AMANDA CARVALHO ALMEIDA DE MEDEIROS, ERICK BARRETO PORDEUS, BRUNO ALVES DA MOTA ROCHA, DIOGO FIGUEIREDO SOUZA, PEDRO ALVES DA CRUZ GOUVEIA