15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Fatores de Risco e Agravantes Associados à Eclâmpsia e Pré-Eclâmpsia

Fundamentação/Introdução

De acordo com o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), as síndromes hipertensivas da gestação foram, em 2011, responsáveis por 325 óbitos maternos. Assim, o tema se faz importante para melhor conhecimento dos fatores de risco e agravantes relacionados à pré-eclâmpsia (PE) e eclâmpsia, visando a melhoria no acompanhamento pré-natal e na redução da mortalidade materno-infantil.

Objetivos

Delimitação de fatores de risco e agravantes em gestantes diagnosticadas com pré-eclâmpsia (PE) e eclâmpsia .

Delineamento e Métodos

Estudo epidemiológico, observacional, analítico e transversal sobre casos de PE e eclâmpsia. Dados obtidos do banco de dados do DATASUS, Biblioteca Virtual de Saúde, Pubmed, SciELO e biblioteca Cochrane, de 2017, referente a Hipertensão Gestacional e Eclâmpsia (CID-10 O14 e O15). Os descritores utilizados foram: pré-eclâmpsia, eclâmpsia, hipertensão e pregnancy. A seleção inicial dos artigos baseou-se nos títulos e resumos e, após verificação do conteúdo apropriado ao tema, buscou-se o texto completo.
Pesquisaram-se 10 artigos e, destes, foram selecionados 6 para a revisão. Artigos recentes e com maior nível de evidência foram priorizados, visando maior aplicabilidade com a prática médica. Foi utilizado o programa EpiInfo para desenvolver os dados referentes ao tema, possibilitando a construção das tabelas utilizadas para a conclusão dos objetivos da pesquisa.

Resultados

Houve 1 caso de óbito por PE e/ou eclâmpsia em Mato Grosso entre mulheres de 14 e 47 anos. Os dados obtidos relacionados à óbito são referentes às 539 pacientes com tal desordem. Também, a utilização de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) obteve associação negativa com os casos de PE e eclâmpsia, já que as pacientes internadas em UTI representaram apenas 8,23% dentre todas as acometidas pela disfunção.

Conclusões/Considerações finais

Através deste estudo, conclui-se que PE e eclâmpsia são síndromes hipertensivas de patologia heterogênea, multifatorial, sem etiologia esclarecida e fisiopatologia complexa. O estudo sintetizou os fatores de risco e agravantes a mulheres acometidas por tais síndromes. Destaca-se a importância do pré-natal para a identificação precoce dos sinais indicativos de hipertensão arterial. Salienta-se, por fim, a utilidade de estudos sobre o tema, a fim de oferecer subsídios aos profissionais da saúde para a assistência à gestação, visando à redução da morbimortalidade relacionada a estes acometimentos.

Palavras-chave

convulsão, gestação, hipertensão e proteinúria.

Área

Clínica Médica

Instituições

Centro Universitário de Várzea Grande - Mato Grosso - Brasil

Autores

Carolina Hammoud França, Gabriela Bedin Vedana, Gabrieli Trevisol Zenatti, Ívena Botelho Fiuza, Júlia Cavalari Tabosa, Wania Mara Santos Dias