15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Varicela em paciente idosa: relato de caso

Introdução/Fundamentos

Introdução/Fundamentos: Varicela, popularmente conhecida como catapora, é uma doença viral causada pelo Varicela zoster. Embora menos de 2% dos casos relatados aconteçam após a segunda década de vida, aproximadamente um quarto dos óbitos é registrado neste grupo.

Objetivos

Objetivo: Relatar caso de paciente idosa acometida por varicela.

Caso

Caso: Paciente feminina, 69 anos, DPOC, procura atendimento de acolhimento em Unidade Básica de Saúde (UBS) por surgimento há 3 dias de lesões de pele pruriginosas, inicialmente em tronco, com progressão para membros superiores. As lesões iniciaram como máculas eritematosas, que evoluíram para pápulas eritematosas, em seguida para vesículas de conteúdo hialino, que ao estourar, tornaram-se crostas. Refere também cefaleia leve frontal em pressão e sensação febril iniciadas no dia da consulta pela manhã. Estava em uso de anti-histamínico há 3 dias por conta própria, sem alívio do prurido. Informa que não foi vacinada para varicela, caxumba ou sarampo e que teve caxumba e sarampo na infância, mas não varicela. Relata contato com a bisneta, com quem mora, que há 10 dias teve quadro febril, necessitando do uso de antibiótico por faringite. Ao exame físico, paciente encontrava-se em bom estado geral, afebril e com diversas lesões de pele em diferentes estágios, compatíveis com varicela: máculas e pápulas eritematosas pruriginosas, vesículas de conteúdo hialino e crostas melicéricas-hemáticas, distribuídas em membros superiores e tronco. Ausência de alterações em outros sistemas. Paciente foi orientada quanto a sinais de alarme e quanto ao caráter infeccioso da patologia, a evitar contato com crianças, gestantes e imunossuprimidos por pelo menos 7 dias. Foi prescrito o uso de compressas de chá de camomila gelado e pasta d´água tópica nas lesões e orientado evitar coçadura, sol e calor. Foram solicitados exames Anti-HIV, AntiHCV, HbsAg, VDRL. Em consulta de retorno, paciente apresentava-se assintomática, sem alterações ao exame físico e com sorologias negativas.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão/considerações finais: Torna-se importante o relato desse caso por ser uma apresentação pouco descrita na literatura e com alto impacto na mortalidade, devendo-se estar presente no diagnóstico diferencial mesmo na faixa etária idosa.

Palavras-chave

varicela zoster; idoso

Área

Clínica Médica

Autores

Bernardo do Prado Ribeiro, Marina Silvestri Pauwelz, Melise Faller Chagas, Abner Vieira Rodrigues, Juliana da Rosa Wendt