15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

A capacidade da acupuntura em diminuir o uso de opiáceos em pacientes com dor lombar crônica

Fundamentação/Introdução

Introdução:
O uso alarmante de opioides tornou-se um problema de saúde pública nos países ocidentais. A acupuntura é uma das técnicas de medicina integrativa mais conhecida e respeitada. Tal técnica demonstrou ser de grande auxílio para o melhor manejo dos pacientes com dor lombar aguda e crônica, tanto na diminuição da quantificação da dor, quanto na necessidade de analgésicos.

Objetivos

Objetivo: Observar a associação entre a quantidade do uso de medicamentos opioides no tratamento com e sem acupuntura em pacientes com lombalgia crônica.

Delineamento e Métodos

Método: Estudo observacional transversal nos ambulatórios de neurocirurgia e acupuntura. No total, 66 pacientes participaram do estudo, sendo que 32 destes receberam medicação com opioides conjuntamente com acupuntura e outros 34 utilizaram apenas opioides. A avaliação foi feita pela escala Oswestry, que mede o nível de incapacidade física, posteriormente os pacientes preencheram um questionário estruturado. Dados analisados por meio do programa SPSS version 18.0. As medidas utilizadas foram as de frequência simples e relativa e o teste T foi utilizado para avaliar as variáveis quantitativas.

Resultados

Resultados: Ambos os grupos foram alocados majoritariamente como incapacidade severa devido à dor lombar. O resultado obtido semelhante entre os dois grupos viabilizou a comparação de posologia de medicação opioide entre os pacientes, sendo possível concluir que em teoria, todos os pacientes necessitavam de posologias equivalentes de medicação analgésica.
Todos os pacientes do estudo faziam uso regular de medicação analgésica. A medicação mais utilizada entre os dois grupos foi a combinação de paracetamol e codeína, na formulação de 500/30mg. Dentre os pacientes que compuseram o grupo que realizava terapia com acupuntura 12,8% necessitavam de mais de uma caixa de medicação (12 comprimidos) por semana. Ao passo que no grupo que não realizava terapia com acupuntura 46,9% dos pacientes necessitavam mais de uma caixa de medicação por semana. Ao comparar os dois grupos se observou uma diferença de 34,1% (p<0,05) na necessidade de uso de analgésicos combinados, sendo que o menor valor foi observado no grupo que realizava acupuntura.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: A partir dessa pesquisa podemos concluir que a técnica de acupuntura apresentou capacidade de reduzir a necessidade de medicação opiácea e assim proporcionar melhor controle dos sintomas álgicos dos pacientes com diagnóstico de dor lombar crônica.

Palavras-chave

Palavras chave: Acupuntura, opioides, dor lombar crônica

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA - Santa Catarina - Brasil

Autores

Matheus Leye, Amanda Oppitz, Marcos Oliveira Machado, Igor Kunze Rodrigues