15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

MIASTENIA GRAVIS: ACOMPANHAMENTO NA ATENÇÃO BÁSICA, RELATO DE CASO.

Introdução/Fundamentos

A Miastenia Gravis (MG) é uma doença neurológica autoimune que afeta a porção pós-sinóptica da junção neuromuscular, manifestando-se usualmente em adultos jovens ou em idosos, e é caracterizada por fraqueza e fadiga muscular localizada, que predomina nos músculos bulhares e faciais, podendo afetar músculos proximais dos membros de modo assimétrico, ou generalizada. A fraqueza muscular piora com esforço, e melhora com o repouso e uso de drogas anticolinesterásicas.

Objetivos

O objetivo do relato de caso é evidenciar não só a importância do diagnóstico e terapia precoce, bem como proporcionar um atendimento de fácil acesso com finalidade de previnir crises ou exacerbações da MG, e controle das patologias crônicas. O acompanhamento e articulação dos cuidados ao paciente em todos os níveis de atenção, seja básica, especializada ou de alta complexidade para melhor qualidade de vida do usuário.

Caso

O estudo de caso é do tipo clínico-qualitativo realizado através da coleta de dados do prontuário do paciente na unidade e entrevista com o paciente na unidade básica de saúde (UBS). Usuário, masculino, 52 anos, negro, aposentado. Há 2 anos apresentou quadro de parestesia em membros inferiores e superiores, disartria, disfagia alta e procurou serviço especializado. Realizou eletroneuromiografia(ENM), e vem sendo acompanhado pela UBS e neurologista. Há 1 ano após diagnostico necessitou realizar timectomia, devido a persistência dos sintomas à despeito do uso de anticolinesterásicos. Paciente realiza consultas periódicas na UBS, para manejo clinico não só da MG, como também da hipertensão arterial e diabetes. Nega etilismo e tabagismo. Apresenta assimetria facial com desvio da rima labial à esquerda e redução da força em membro superior esquerdo, em relação ao direito e dificuldade para deglutição.
ENM: Doença da junção neuromuscular pós-sinaptica.

Conclusões/Considerações finais

A abordagem integral do paciente é a principal medida de atuação da UBS. O paciente além de ser portador de MG, é hipertenso e diabético. Diante disso, é importante ressaltar a relevância da atenção primária no acompanhamento do paciente, abordando não apenas o quadro de MG, como também de outras doenças crônicas para melhor controle, a exemplo da hipertensão e diabetes, através do correto manejo clínico e terapêutico do paciente. De acordo com o que foi observado, torna-se visível que o efeito positivo da referência e contrarreferência, quando bem aplicados, garantem uma integral assistência ao usuário.

Palavras-chave

Miastenia Gravis, Atenção Básica, Acompanhamento Clínico.

Área

Clínica Médica

Autores

Camilla Urtiga Guedes, Amanda Wong Rodrigo, Karoliny Cristina Franca Gomes , Monique Rafael Pessoa Araújo, Kerlin Alcantara Silva