15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Erupção liquenoide associada ao uso de antidiabético oral – relato de caso.

Introdução/Fundamentos

Líquen plano (LP) é uma doença cutaneomucosa inflamatória, de prevalência incomum, acometendo menos de 1% da população. É caracterizado pela presença de pápulas ou placas poligonais, pruriginosas e planas. Apresenta variadas manifestações morfológicas, sendo uma delas, as erupções liquenoides por drogas (ELD), que ocorrem como uma reação adversa a vários medicamentos, podendo apresentar manifestações clínicas idênticas ao LP cutâneo.

Objetivos

Relatar um caso erupcão liquenoide associada a metformina, amplamente utilizada no tratamento de diabetes

Caso

Paciente feminina, 67 anos, natural, diabética e hipertensa em uso de losartana e metformina. Refere surgimento de lesões pruriginosas no dorso pé esquerdo e joelho esquerdo há cerca de 4 meses. Ao exame clínico apresenta placa violácea de cerca de 2 cm de diâmetro no dorso do pé esquerdo e em região retropoplitea esquerda. Realizada biópsia de pele que evidenciou dermatite liquenoide de interface consistente com erupção medicamentosa. A presença de paraqueratose se sobrepondo a epiderme e o achado de eosinófilos no infiltrado dão consistência ao diagnóstico de erupção liquenoide. Devido ao fato de que o antidiabético oral havia sido introduzido há menos de 8 meses, procedeu-se a troca da metformina por glimepirida. Paciente retorna após 30 da troca da medicação com melhora do prurido, mas ainda com surgimento de novas lesões de pele. Investigação laboratorial sem alterações. Iniciado corticosteroide oral com melhora dos sintomas e regressão das lesões de pele.

Conclusões/Considerações finais

As ELD podem apresentar, além das manifestações clássicas, prurido intenso, descamação importante com morfologia psoriasiforme ou eczematosa, além de estrias de Wickham. A patologia pode ocorrer depois de meses a anos, após início da exposição à medicação, sendo as principais classes medicamentosas envolvidas, os antimaláricos e os betabloqueadores. Das classes de antidiabeticos orais, apenas as sulfanilureias apresentavam relato de ELD na literatura. Histologia frequentemente apresenta dermatite de interface liquenoide, porém outras características, como eosinofilia, podem ser encontradas. O diagnóstico utiliza apresentação clínica, achados histológicos e o tempo clinicamente observado de manifestação e cicatrização em associação com a interrupção do medicamento suspeito. A terapia é baseada na descontinuação do medicamento acusado, administração de anti-histamínicos e glicocorticóides tópicos ou sistêmicos para controle dos sintomas.
.

Palavras-chave

Liquen plano, erupção liquenoide, metformin

Área

Clínica Médica

Autores

Manuelle Rigon Moro, Carina Luize Mallmann, Leticia Scalon Fantoni, Luana Pizarro Meneghello