15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO INDUZIDO POR INFLIXIMABE E POR ADALIMUMABE: RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

Dentre as medicações que podem precipitar o lúpus induzido por drogas estão os antagonistas do fator de necrose tumoral (Anti-TNF). O tratamento consiste na retirada da droga causadora, o que é um desafio em pacientes com doença de Chron, visto que há poucas alternativas terapêuticas aos agentes anti-TNF, sendo permitida a troca de um agente anti-TNF para outro, uma vez que o LID esteja controlado.

Objetivos

Relatar o caso de uma paciente que apresentou LID desencadeado por infliximabe e em seguida por adalimumabe.

Caso

Gênero feminino, 51 anos, com Doença de Crohn há 13 anos e pancitopenia induzida por azatioprina, em uso de Infliximabe há 1 ano e 2 meses, apresentou-se com poliartrite, anemia hemolitica e pesquisa de antigenos intracelulares com padrão nuclear homogêneo, 1/640 e Anti-Ro reagente. Recebeu pulsoterapia de metilprednisolona seguida de prednisona 1 mg/kg, além da suspensão do Infliximabe imediatamente, evoluindo com melhora da anemia hemolitica. Durante o seguimento, devido ao mal controle da doença de Crohn, optou-se por associar Adalimumabe. Com a introdução deste agente, a doença intestinal entrou em remissão, porém 4 meses após, a paciente apresentou novo quadro de anemia hemolítica, sendo tratada com metilprednisolona seguida de prednisona 1 mg/kg associada a suspensão do adalimumab. A paciente encontra-se estável, com melhora dos níveis de hemoglobina e normalização dos marcadores de hemólise, mantendo remissão da doença inflamatória intestinal, com plano de introdução de vedolizumabe.

Conclusões/Considerações finais

O diagnóstico de Lúpus induzido por Anti-TNF deve ser considerado em todos os pacientes em uso de agentes Anti-TNF que se apresentem com clínica semelhante ao do Lúpus eritematoso sistêmico e altos títulos de anticorpos anti-nucleares. Pelo fato de não estarem totalmente claras as diferenças na propensão de autoimunidade do Adalimumabe em comparação com o Infliximabe, faz-se necessário avaliar a real vantagem de substituir um Anti-TNF por outro imunobiológico da mesma classe. Para tais pacientes, sugerimos considerar o uso de imunobiológicos com ação seletiva no intestino.

Palavras-chave

Lúpus Eritematoso Sistêmico, Lúpus induzido por droga, agentes anti-TNF.

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Evangélico Mackenzie de Curitiba - Paraná - Brasil, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

Andrieli Fávero, Larissa Vaneska Isidorio Vidal, Thais Loss Ribeiro, Carla Okabe, Liz Ribeiro Wallim, Patricia Martin